Se quisermos garantir móveis confortáveis, a ergonomia é um ponto que não pode ser deixado de lado. Em ambientes que passamos mais tempo à mesa, como a sala de jantar/cozinha, é interessante que as medidas de banquetas e bancadas estejam coerentes. Separamos algumas dicas para ajudar você na escolha.

 

CADEIRA

Quando se trata de cadeiras, sugerimos que elas tenham um vão de até 50cm do chão para um bom apoio dos pés. Enquanto isso, a mesa deve estar entre 70 e 75cm do chão.

Altura ideal cadeira e mesa

 

BANQUETA BAIXA

Para as banquetas baixas, sem regulagem de altura, sugerimos que tenham cerca de 60 a 65cm do chão, enquanto a mesa ou bancada deve ter de 90 a 92cm de altura.

Banqueta baixa - altura ideal

 

BANQUETA MÉDIA

Geralmente usada em bancadas, que possuem cerca de 1m de altura, as banquetas médias são as ideais. Para manter a coluna ereta e uma boa ergonomia, deixe a banqueta a uma altura de 70 a 75cm do chão.

Banqueta média - altura ideal

 

BANQUETA ALTA

Para acompanhar bancadas altas (com cerca de 1,15m de altura), opte por banquetas que ficam de 83 a 85cm do chão. Assim você garante uma postura confortável.

Banqueta alta - altura ideal

 

 

COMO ESCOLHER?

  • Design: opte por uma banqueta que case com a decoração do seu ambiente, levando em conta o seu acabamento (se a cor do tecido combina, se a estrutura é em inox ou madeira, etc);
  • Regulagem: o pistão à gás pode ser uma ótima alternativa quando a bancada não possui medida padrão, como alguns móveis sob medida. Dessa forma, o ajuste de altura permite maior flexibilidade, inclusive por causa das diferentes estaturas;
  • Giratória: as banquetas giratórias facilitam a utilização, podendo descer do móvel com mais facilidade. Interessante para quem tem ambientes integrados que são simultaneamente utilizados, como a cozinha e a sala de estar.
  • Encosto: ter ou não ter? Se a intenção é usar o móvel por bastante tempo (como em um jantar), é preferível que haja encosto para maior conforto. Já se é apenas como apoio, usada por pouco tempo, o encosto é dispensável. Banquetas sem encosto também podem poupar espaço na hora de guardar, em bancadas mais baixas.
  • Apoio dos pés: é outro fator que contribui para o conforto do móvel, mas que pode ser levado em conta de acordo com o tempo de uso.

 

Write A Comment