Mobiliar a casa por conta, do nosso jeitinho, é uma tarefa prazerosa para muitos. Mas uma ajudinha para acertar os tamanhos e formas de usar cada móvel sempre é bem-vinda. ?

Por esse motivo, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de decorar a sala de estar. Vamos lá?

 

DISTÂNCIA ENTRE OS MÓVEIS

Para garantir uma boa circulação, é recomendado que os móveis (sejam sofás, poltronas, mesas de centro, mesas laterais…) tenham uma folga de 50 a 60cm entre si.

Distância entre os móveis

 

ALTURA DA MESA DE CENTRO

O ideal é que a mesa de centro não ultrapasse a altura do assento do seu sofá. Considere deixá-los na mesma altura, ou a mesa de centro levemente mais baixa.

Altura da mesa de centro

Alguns profissionais defendem que o modelo da mesa de centro acompanhe o formato da sala. Por exemplo, para salas de estar com formato quadrado, sugerem-se mesas quadradas ou redondas. E para salas retangulares, formatos retangulares ou ovais permitirão que o móvel dê continuidade ao ambiente.

 

ALTURA DA MESA LATERAL

Aqui a regra é parecida, porém a diferença de alturas pode ser tanto para mais quanto para menos. O ideal é não ultrapassar 10cm para cima ou para baixo do braço da poltrona ou sofá.

Altura ideal para a mesa lateral

Lembrando que nem sempre as mesas laterais precisam vir acompanhadas de poltronas ou sofás. Podem ser utilizadas sozinhas preenchendo um cantinho (pode servir para apoio de uma luminária ou outros objetos decorativos), ou mesmo ao lado de uma chaise ou recamier.

 

distânciaS ENTRE SOFÁ E tV

Antes de escolher o seu rack ou planejar o móvel que vai acomodar a TV, tenha em mente que tamanho de tela você quer. A distância da televisão para o sofá é muito importante para não forçarmos a nossa visão. Abaixo, uma ideia de distâncias seguras de acordo com as polegadas de cada tela.

Distâncias sofá e televisão

 

ALTURA DA TV

Para a imagem ficar agradável aos nossos olhos, uma altura considerada adequada é cerca de 1,20m do chão, sendo o centro da TV considerado como ponto de partida.
Altura da televisão do chão

 

TAPETES

Para que o tapete fique confortável e em harmonia com o ambiente, deve ficar pelo menos 20cm debaixo do móvel ou pode cobrir todo o espaço de circulação, conforme imagem abaixo. Isso trará também mais segurança, evitando tropeços com as pontas dos tapetes soltas.

Como usar tapetes

 

ALTURA DOS QUADROS

Se você vai pendurar quadros em uma parede já composta por outro móvel na frente, procure deixar pelo menos 25cm de folga entre o fim do móvel e o início dos quadrinhos. A altura ideal do centro da tela é cerca de 1,60m do chão, considerada uma altura razoável para todos os moradores da casa.

Altura ideal para quadrosSe você quiser mais dicas sobre composição de quadros, temos um post inteirinho dedicado à isso.

 

Esperamos ter ajudado de alguma forma, mas se você ainda precisar de auxílio na escolha dos móveis, pode contar com a experiência da nossa equipe Inusual. Entre em contato conosco através do chat, telefone ou email! ?

Write A Comment