Especialista em organização, a japonesa Marie Kondo é conhecida como um fenômeno no assunto, ajudando milhões de pessoas a organizarem suas vidas – literalmente! Através do livro “A mágica da arrumação”, a autora alcançou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2015.

No best seller Marie explica que a organização exterior está inteiramente ligada com a do nosso interior.  Ou seja, há fatores psicológicos por trás da organização da casa e, consequentemente, das nossas vidas. Por isso a autora defende que a premissa é amar e cuidar do nosso corpo, mente e ambiente para que isso reflita positivamente em nossos lares e também em nossa vida pessoal.

 Arrume sua casa, mas arrume também seus assuntos e seu passado. Como resultado, conseguirá ver com clareza o que realmente precisa.

 

MÉTODO KONMARI

Marie Kondo criou o método chamado KonMari, que inclusive deu origem a um novo verbo para os adeptos da organização. (Ex: agora irei kondear minhas roupas :p )

Segundo a japonesa, o passo a passo deve ser seguido na ordem, sem pular etapas, para garantir uma arrumação perfeita e sem efeito rebote.

  • Guarde o que te faz feliz: deixe com você apenas aquilo que trouxer alegria. O que não trouxer, descarte.
  • Organize por categoria: vá por partes. Invés de arrumar cômodos, arrume por categorias (roupas, fotos, livros, documentos, etc).
  • Comece pelas roupas: é mais fácil descobrir o que você usa e o que você não usa.
  • Organize lado a lado: as roupas que “sobrarem” podem ser dobradas em pequenos retângulos e guardadas verticalmente.
  • Objetos com valor emocional: se os objetos não tiverem um significado, não têm motivos para estar na sua casa (independente do seu valor financeiro).
  • Faça a limpeza sozinha(o): é fácil ser influenciado quanto há alguém fazendo a limpeza com você (inclusive seus pais!).
  • Não gaste dinheiro com novos móveis e organizadores: não caia na tentação de comprar novos compartimentos e usá-los para guardar mais tralhas.
IMPORTANTE:  Não deixe para depois! É melhor começar e terminar cada categoria de uma só vez, sem interromper a arrumação.

 

A mudança é tão profunda que a pessoa sente como se estivesse vivendo em outro mundo.

 

DICAS DA MARIE KONDO

Na sua conta do Instagram não é difícil encontrar muita inspiração e dicas pra manter a vida organizada. Separamos aqui algumas que achamos super útil compartilhar com vocês!

 

1) Prateleiras abertas

Para quem tem prateleiras abertas, usar caixas para acomodar outros pertences dentro é uma forma de deixá-las mais organizadas.

 

2) Tenha menos do que cabe em sua casa

Uma das queixas frequentes de seus clientes é que eles não tem espaço suficiente para guardar as coisas. Mas, para Marie, tudo é uma questão de aprender a viver com aquilo que é realmente necessário e que lhe pertence, que as coisas caberão direitinho no seu lugar.

 

3) Hobby organizado

Um hobby também deve ser organizado! Por isso Marie sugere que, se você quer trabalhar com o que te faz feliz, guarde um espaço para essas ferramentas para que elas possam lhe despertar felicidade em todos os momentos, estejam na gaveta ou na mesa.

 

4)  Armazene em locais visíveis

Quando você consegue visualizar tudo o que tem, você evita de comprar coisas desnecessárias que achava que não tinha. Os potes transparentes podem auxiliar nessa tarefa.

 

5) Guarde as roupas lado a lado

Guarde as peças de roupa uma ao lado da outra para que possa escolher o seu favorito com facilidade. Isso também evita que as peças se enruguem com a pressão, o que pode acontecer quando você as empilha verticalmente.

 

6) Deixe seus sapatos à mostra

Exiba seus sapatos para que você possa vê-los todos de uma vez! Isso evita que você compre algum parecido e também pode lhe dar alegria toda vez que você escolhe seus sapatos para o dia.

 

7) Brinquedos em vista

Arrumar brinquedos pode ser difícil! Uma dica rápida é categorizá-los e armazená-los de uma maneira que você possa ver tudo de relance.

 

8) FAÇA RODÍZIO DE BRINQUEDOS

Como estimular a alegria das crianças: limite o número de itens ao mesmo tempo, mantendo brinquedos e material de arte em rotação (faz com que se sintam novos!). Deixe-os no nível dos olhos das crianças e crie um local para cada um dos seus pertences.

 

 9) REMOVA EMBALAGENS

Remover caixas e/ou embalagens dos produtos pode tornar um simples ritual diário como um chá muito mais prazeroso.

 

10) AMBIENTE DE TRABALHO FELIZ

Decore/organize seu ambiente de trabalho com algumas peças que tragam alegria para você.

 

11) Desapegue!

Quando você “kondear” seu armário, as roupas terão espaço para respirar e você vai visualizá-las melhor.

 

Imagens: @mariekondo, The Pool

Write A Comment