Desde o seu surgimento, com seu auge nos anos 80 e 90, a pintura em laca vem trazendo cor e vida aos ambientes por ser versátil quando falamos em paleta de cores – são mais de mil tonalidades e texturas para escolher!

Além disso, a laca se mantém até hoje como um dos acabamentos mais utilizados em móveis pelo acabamento de alto padrão entregue ao produto, mesmo aos mais antigos que são restaurados e se tornam impecáveis.

 

PROCESSO

A aplicação pode ser feita em diversos materiais, como a madeira, metal, vidro e ferro.  O processo de laqueação exige o lixamento do móvel, seguido de um primer, que irá deixar a peça lisinha e vedar os poros. O terceiro passo é a aplicação da tinta com uma pistola de pintura, sendo essa tinta específica para esta finalidade. O processo final é que irá determinar o tipo de pintura que você deseja, se é laca brilho ou fosca. Para finalizar com esse aspecto brilhante é necessário um polimento similar ao do processo de pintura automotiva.

A utilização do fosco ou alto brilho é uma questão de gosto, mas possui algumas indicações particulares devido ao seu uso:

 

LACA BRILHO

É indicado para móveis que não terão tanto manuseio devido à possibilidade de riscar, como aparadores, cômodas, espelhos, etc. Geralmente em móveis que exigem maior circulação e que são usados diariamente, como mesas de jantar, a laca é protegida por uma camada de vidro para evitar riscos. Em contrapartida, a laca brilho é mais fácil de limpar.

Conjunto mesa lateral forma
Conjunto de mesas laterais Forma, em laca brilho amarela
Aparador Dália
Aparador Dália em laca brilho preta com detalhe em madeira
Mesa de Centro Divano, em laca brilho branca e com pés em madeira de demolição
Mesa de Centro Divano, em laca brilho branca e com pés em madeira de demolição

 

LACA FOSCA OU ACETINADA

É menos frágil que a laca brilho, por isso é conselhável utilizá-la em móveis de bastante manuseio, como escrivaninhas, mesas, cadeiras, cozinhas, etc. A definição de fosca e acetinada é geralmente utilizada para o mesmo tipo de acabamento, embora a fosca pode ser mais áspera, enquanto a acetinada confere um toque mais aveludado.

Base de Mesa de Jantar Ercolano, com pintura em laca branca fosca
Base de Mesa de Jantar Ercolano, com pintura em laca branca fosca
Mesa de Apoio Legno, com espelho, madeira de demolição e pés em laca fosca
Mesa de Apoio Legno, com espelho, madeira de demolição e pés em laca fosca
Rack Iron, com frentes em laca fosca
Rack Iron, com frentes em laca fosca

 

POR QUE É MAIS CARO?

Ao tomarmos clareza do processo de pintura laqueada, entendemos a razão de ela ser mais cara que a pintura comum. A durabilidade é outro fator importante, pois um móvel em laca é resistente e conservará sua aparência por muitos anos.

Quando se trata do alto brilho, em virtude da etapa extra no processo de pintura, ele pode se tornar um pouco mais caro em relação ao fosco.

Adquiriu algum móvel em laca? Aqui já falamos um pouquinho sobre a manutenção desses móveis e como cuidar da melhor forma. Confira!

 

Imagens: Loja Inusual

Write A Comment