Os jardins de inverno – ou também chamados jardins internos – são grandes aliados para deixar o ambiente com mais vida, trazendo tons de verde e o contato com a natureza. Mesmo em cômodos pequenos é possível arranjar um espaço para criar o seu: hall de entrada, embaixo da escada, sala, quarto e até mesmo banheiro.

LOCAL

Ao eleger o lugar da casa que será usado é importante levar em consideração a luminosidade – é importante que tenha incidência de luz natural e ventilação natural. Para ser considerado um jardim de inverno é preciso que elas sejam plantadas no solo e não apenas dispostas em vasos. Mas não é uma regra, então crie o jardim que preferir respeitando o espaço exigido por cada espécie de planta/flor.  Para desenvolverem suas raízes, geralmente as plantas precisam de 20 a 30 cm verticais de solo.

Jardim de inverno

Se optar por manter as plantas no chão certifique-se de que há escoamento adequado de água (dreno ou ralos) e providencia a impermeabilização do piso. Utilize cascalhos e/ou cascas de árvore que, além de dar um efeito bonito ao solo, ajuda na absorção da água. Se preferir um jardim com grama, escolha um local que a luz do sol incida sobre ela ao menos uma parte do dia. Do contrário, a grama provavelmente não irá sobreviver. Ou então use e abuse dos vasos, cachepôs e ripados verticais para compor o jardim, sem se preocupar com o solo em si.

Jardim de invernoJardim de inverno

PAREDES

Muitos deles são cercados por vidros para criar uma divisão de ambientes sem perder a luminosidade que o jardim precisará.  Eles permitem visibilidade, sendo apreciado de vários ângulos. Quando utilizados na área externa da casa, é importante escolher um vidro temperado, resistente às condições climáticas.

Jardim de inverno

Jardim de inverno

Jardim de inverno

Já outros jardins são utilizados sem divisórias, integrados ao espaço, e também ficam lindos e aconchegantes. Por não terem paredes ao redor, uma boa opção é utilizar revestimentos que complementem a natureza, como ripados de madeira ou pedra.

Jardim de inverno

Jardim de invernoJardim de inverno

 

PLANTAS INDICADAS

Por estarem dentro de casa, alguns jardins de inverno são locais com sombra. Isso influencia diretamente na escolha das plantas, que devem ter uma resistência maior a essa condição.

PARA JARDINS COM POUCA LUZ

São indicadas as plantas como o antúrio, begônia, bromélia, pau-d’água, camedórea, jibóia, lança de São Jorge, lírio da paz, palmeira-leque, palmeira areca, pleomele, ráfis, sigônio, zamioculca.

PARA JARDINS COM SOMBRA

Em ambientes como embaixo da escada, que normalmente é mais sombreado, é utilizado plantas que não necessitam de muito sol mas pedem uma rega mais frequente, como a orquídea, violeta, bromélia e samambaia.

PARA JARDINS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE LUZ

Quando há bastante luminosidade, as plantas suculentas são indicadas pois são fáceis de cuidar e gostam de ambientes com sol. Confira algumas delas: aortia, carpete-dourado, dedinho-de-moça, flor-da-fortuna, flor-de-maio, jade, planta-pérola, planta-fantasma, roda-de-pedra.

 

Imagens: Casa.com.br (Campinas Decor), istock; Pinterest; Casa Cláudia; Home Designs

Write A Comment