Já trouxemos aqui algumas dicas sobre pendentes e lustres e como utilizá-los, incluindo suas medidas ideais. E às vezes, ao comprarmos lâmpadas novas,  nos atentamos somente à potência e a voltagem do produto, deixando de lado um fator muito importante em termos de bem estar e decoração: a temperatura de cor da lâmpada. A arquiteta Raquel Guarda tirou todas as dúvidas sobre essa utilização. Confira! 😉

Normalmente dividida entre luz quente e luz fria, branca e amarela, as lâmpadas possuem diferentes tonalidades, que dão variadas nuances no ambiente. Quando falamos em luz quente e luz fria, estamos nos referindo à lâmpadas diferenciadas pela temperatura da cor da luz que emitem, medidas em Kelvin (K).

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada.

COMO USAR LAMPADA FRIA

Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.

COMO USAR LAMPADA QUENTE

É importante que você saiba que cada uma dessas luzes tem seus benefícios e malefícios. Sendo assim, cada tipo de luz deve ser utilizada em circunstâncias específicas.

No caso da luz branca, por se tratar de uma luz forte e menos tênue, ela se mostra ideal para lugares que precisam de muita iluminação. Por exemplo, no banheiro, na cozinha ou escritório. Esses ambientes precisam de maior quantidade de luz, uma vez que os usuários precisam enxergar com maior clareza.

BANHEIRO - LUZ FRIACOZINHA - LUZ FRIAESCRITORIO - LUZ FRIA

No entanto, quando estamos falando de salas de estar ou quartos, a luz amarela se mostra perfeita. Ela acaba oferecendo um maior aconchego ao ambiente, dando um ar de intimidade e acolhimento, e com isso, destacando a decoração do local.

SALA - usar luz quente ou luz friaDORMITORIO - LUZ QUENTE

Em pontos de luz, como abajures e luminárias de mesa, ou mini spots direcionáveis, que  servem para dar algum destaque e gerar uma iluminação mais cênica, recomenda-se o uso de lâmpadas amarelas. Essa regra também se aplica à iluminação para maquiagens, já que a luz amarela nos proporciona uma percepção mais fiel das cores.

 

Imagem capa: myled.com

Write A Comment