Um legado da antiguidade, a cabeceira de cama se tornou um item importante na decoração do quarto. Para os gregos, por exemplo, a cama servia como um local que, além de dormir, servia também para jantar e socializar, até que as cabeceiras foram se tornando cada vez mais luxuosas e decoradas. Não por nada William Shakespeare deixou a sua cama para a esposa em seu testamento – um bem mais precioso do que podemos imaginar!

 

TAMANHOS

Podem ser feitos sob medida ou em tamanhos padronizadas, e tudo vai depender de quão grande é o seu espaço. Especialistas indicam que uma altura de 50 a 80cm é visualmente harmônica (quando a cabaceira for baixa), porém, elas podem ser mais altas e mais estreitas, dependendo do cômodo.

melhor forma de usar cabeceiras de cama

 

Dormitório estreito

Quando não há muita largura na parede onde a cama será inserida, é indicado usar uma cabeceira baixa, podendo cobrir toda a largura da parede para dar maior sensação de amplitude.

Cabeceira de cama larga

 

Dormitório proporcional

Se o cômodo possui dimensões proporcionais, o ideal é utilizar uma cabeceira de cama média, que não cubra nem toda largura e nem toda altura.

Cabeceira de cama média

 

PÉ DIREITO BAIXO

Para dar a sensação de um pé direito mais alto podem ser trabalhadas as cabeceiras até o teto. Outra forma de “ampliar” a altura é revestindo com papel de parede ou pintando a parede onde fica a cama de uma cor diferente das demais, preferencialmente em tons mais escuros.

Cabeceira de cama alta

 

TIPOS DE CABECEIRAS

São muitos os modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis para cumprirem essa função. Trouxemos algumas ideias e inspirações para você escolher o tipo ideal para o seu dormitório.

Cabeceira de cama estofada
Estofada com Capitonê
Cabeceira de cama MDF vazado
MDF vazado com detalhes em PS
Cabeceira de cama retroiluminada
Com retroiluminação
Cabeceira de cama com nicho
Cabeceira de cama com nicho
Cabeceira adesivada
Cabeceira adesivada
Cabeceira que se estende ao teto
Cabeceira que se estende ao teto
Almofadas presas ao varão
Almofadas presas ao varão
Cabeceira de cama em madeira de demolição
Cabeceira de cama em madeira de demolição
Reaproveitamento de pallets
Reaproveitamento de pallets
Tecidos soltos
Tecidos soltos
Papel de parede ao fundo e espelhos nas laterais
Papel de parede ao fundo e espelhos nas laterais
Cabeceira de cama de cortiça
Cabeceira de cama de cortiça

 

Que tal uma ajudinha para remodelar o seu quarto?  Com o Projeto Express em até 10 dias úteis você sai com o projeto prontinho para ser colocado em prática. Aqui a gente conta como!

Dormitório no estilo Novo Romântico
Dormitório no estilo Novo Romântico feito pela arquiteta do Projeto Express

 

Imagens: pinterest; Inusual

Write A Comment