Um legado da antiguidade, a cabeceira de cama se tornou um item importante na decoração do quarto. Para os gregos, por exemplo, a cama servia como um local que, além de dormir, servia também para jantar e socializar, até que as cabeceiras foram se tornando cada vez mais luxuosas e decoradas. Não por nada William Shakespeare deixou a sua cama para a esposa em seu testamento – um bem mais precioso do que podemos imaginar!
TAMANHOS
Podem ser feitos sob medida ou em tamanhos padronizadas, e tudo vai depender de quão grande é o seu espaço. Especialistas indicam que uma altura de 50 a 80cm é visualmente harmônica (quando a cabaceira for baixa), porém, elas podem ser mais altas e mais estreitas, dependendo do cômodo.
Dormitório estreito
Quando não há muita largura na parede onde a cama será inserida, é indicado usar uma cabeceira baixa, podendo cobrir toda a largura da parede para dar maior sensação de amplitude.
Dormitório proporcional
Se o cômodo possui dimensões proporcionais, o ideal é utilizar uma cabeceira de cama média, que não cubra nem toda largura e nem toda altura.
PÉ DIREITO BAIXO
Para dar a sensação de um pé direito mais alto podem ser trabalhadas as cabeceiras até o teto. Outra forma de “ampliar” a altura é revestindo com papel de parede ou pintando a parede onde fica a cama de uma cor diferente das demais, preferencialmente em tons mais escuros.
TIPOS DE CABECEIRAS
São muitos os modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis para cumprirem essa função. Trouxemos algumas ideias e inspirações para você escolher o tipo ideal para o seu dormitório.
Que tal uma ajudinha para remodelar o seu quarto? Com o Projeto Express em até 10 dias úteis você sai com o projeto prontinho para ser colocado em prática. Aqui a gente conta como!