Uma forma fácil e econômica de dar mais vida ao ambiente ou mesmo repaginá-lo é utilizar almofadas na decoração. São versáteis, podendo ser usadas em praticamente todos os cômodos de uma casa, e podem incorporar diversos estilos decorativos.

Hoje em dia não há muita regra, porque o que interessa mesmo é resultar em um espaço que tenha a personalidade do morador. Mas caso você queira seguir orientações, separamos algumas dicas para quem quer usar almofadas sem errar na combinação. Veja abaixo:

 

1. Lisas e estampadas casam bem

Intercalar almofadas estampadas com outras lisas traz harmonia entre elas, sem sobrecarregar o estofado. Não há problema em serem todos estampadas, mas prefira estampas mais leves e que tenham uma ligação entre si (seja cor, formato, etc).

Conjunto almofadas azuis
Lisa e estampadas

Almofadas folhas
Estampas que conversam entre si

 

2. ATENÇÃO AOS FORMATOS

Eles podem ser redondos, quadrados, em formatos de bichinhos, e está tudo bem! Porém, deve haver uma relação entre si para usar formatos diferentes, como almofadas quadradas combinando com retangulares (as chamadas almofadas de rim). Tamanhos distintos também podem incrementar o visual, utilizando as maiores atrás e as médias e pequenas na frente.

Almofadas com formatos diferentes
Formatos diferentes que combinam perfeitamente

 

3. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE

Como já dissemos anteriormente, não há regra. Mas geralmente almofadas em números ímpares tendem a ornar melhor o ambiente. Vai depender do tamanho do seu sofá e se você vai utilizar também em poltronas, bancos ou outros estofados daquele local. O importante é não preencher tudo com almofadas a ponto de elas se tornarem um incômodo.

Almofadas estampadas
Almofadas proporcionais ao tamanho do sofá

 

4. DESCOMBINE O TECIDO DO SOFÁ E DA ALMOFADA

Você leu certo. Almofadas combinando com o tecido do sofá ficam bastante agradáveis. Mas se quiser um destaque ainda maior para elas, use tecidos diferentes (opostos). por exemplo, se o seu sofá é de um tecido delicado liso, use almofadas contrastantes, com a trama mais grossa ou texturas. Faça o teste e irá se surpreender.

Almofadas em couro
Sofá de linho com almofadas em couro

 

5. ESCOLHA UMA PALETA DE CORES

Use como base as cores já presentes no ambiente. A combinação do tom sobre tom é geralmente a mais utilizada e pode conciliar com outros objetos de cores próximas. O ambiente é muito neutro? Aposte nas mais chamativas.

Almofadas tom sobre tom
Almofadas tom sobre tom combinando com os puffs



Como limpar as almofadas?

A lavagem pode ser feita quando julgar necessária, retirando a capa da almofada. Se não houver capa, passar um aspirador de pó pode resolver o problema.

 

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós. 😉

 

Imagens: Loja Inusual; Elle Decor; Pinterest.

Write A Comment