Hygge: o termo, sem tradução para o português, é o que alguns interpretam como uma atitude, um estilo de vida, uma forma mais simples de desfrutar o “estar em casa”. E, definitivamente, ser mais feliz. Como sabemos que, no dia a dia você estará mais tempo fora da sua casa do que dentro dela, pensamos que devemos transladar essa boa onda dos ambientes hygge até as varandas, sacadas ou jardins. O Habitissimo trouxe para nós algumas sugestões para montar seu próprio espaço hygge. Se anima a fazer dele um lugar mais feliz?

 

1 – Totalmente comunicada

 

Um dos princípios do hygge é desfrutar muito mais de sua casa. Ainda mais agora que a temperatura sobe, é quando mais precisamos ter uma “sala de estar” na área externa.

Não há nada mais cômodo do que desfrutar de uma varanda todo o ano. Como podemos fazer isso? Por exemplo, substituindo as paredes tradicionais por portas de correr com perfis discretos. Essa é a melhor maneira de ganhar alguns metros a mais em casa sem a necessidade de uma remodelação muito grande. Outra alternativa muito popular consiste em agregar um pergolado de madeira na parede e cobri-la com placas de policarbonato translúcidas (dessa forma irá evitar o calor excessivo do verão).

 

2 – Pensada para desfrutar de boas companhias

 

A sua área externa é o lugar perfeito onde se reunir com amigos, praticar yoga ou desfrutar de um bom almoço. Prepare um espaço onde instalar uma mesa confortável e algumas cadeiras para sentar-se em companhia de amigos e familiares. As soluções de alvenaria ou com paletes estão triunfando no quesito decoração de exteriores, mas talvez ocupem mais espaço que os móveis dobráveis.

Lembre-se que a comodidade dependerá também da localização da varanda, tendo em conta questões como a sombra ou a influência direta do sol. Recomendamos, além disso, instalar um piso de madeira, se for possível, ou então ladrilhos hidráulicos. Esse último combinado com a madeira cumpre com outros princípios da “boa vida”: trazer a natureza para dentro de casa. Prestou atenção no jardim vertical da imagem fabricado com madeira de pino? A filosofia hygge foi levada a sério nesta varanda.

 

3 – Com espaço para uma área gourmet simples

Jbs Contruccion, Reformas, Embaldosados

Todos amamos os menus elaborados, mas estar dentro da cozinha durante horas não é nada hygge concordam? Porque não mudar o conceito e deixar sua varanda preparada para cozinhar pratos simples? Se sua área externa é pequena, bastará instalar uma simples churrasqueira para realizar churrascos em família. Se o tamanho não é um problema as de alvenaria sempre representam uma boa opção. Escolha entre os modelos elétricos ou de carvão e preveja uma área para lavar os pratos para não precisar ir até a cozinha com frequência. Lembre-se que a ideia é cozinhar tranquilamente, sem estresse…

 

4 – Com a iluminação justa e necessária

QOZ Arquitetos

A iluminação, ainda que não pareça, desempenha um papel principal. A filosofia dinamarquesa pede uma luz suave através de luminárias e velas. Mas se você acredita que essa iluminação não é suficiente pode instalar luminárias simples, como os apliques que ocupam pouco espaço. É fundamental não exceder-se em intensidade ou quebrará o encanto.

Preferimos a ideia de pendurar lâmpadas diretamente na pergolado ou no teto, com seus correspondentes focos em LED. No espaço relax utilize cadeiras fabricadas a partir de materiais transpiráveis que se adaptem ao jardim. E, se busca bem estar em troca de pouco esforço, escolha plantas como cactus ou ficus, que praticamente não exigem cuidados.

 

Móveis área externa

 

5 – Sempre com água

Deck | Mundo Kaza

Destro desse ambiente de prazer máximo não podemos esquecer da água. Se seu jardim dispõe de dimensões suficientes recomendamos construir uma piscina. No entanto, se seu espaço é reduzido não se desespere, talvez você possa acrescentar uma ducha exterior (com piso de madeira por exemplo) ou uma simples fonte. O som da água é reconfortante e te ajudará a esquecer dos problemas.

 

6 – Com muita intimidade

Elena Poropat Arquitectura

Da mesma maneira que inventaram o termo Hygge também inventaram sua versão contrária, o uhyggelig. A verdade é que gostamos de reunir a família ou amigos mas não com os vizinhos curiosos observando… Tente criar seu espaço para relaxar com plantas trepadeiras, ripas de madeira, bambu, palha…. o leque de soluções e os preços são amplos.

Muitas vezes utiliza-se o mesmo material em paredes e pisos. Lembre-se que se escolher a madeira será preciso investir em um modelo que seja resistente, os materiais técnicos aguentam bem a umidade e são fáceis de manter. Se quiser que o piso se mantenha limpo sem muitos esforços escolha um material pouco poroso.

Para ajudar você a cuidar também dos móveis da área externa, vale a leitura desse post. 😉

Write A Comment