Com apartamentos cada vez mais compactos, é normal que as pessoas queiram aproveitar cada espaço da melhor maneira possível. Seguindo essa tendência surgiram as varandas gourmet, que estimulam a socialização e dão uma utilidade a um espaço que, antes, não tinha muita funcionalidade.

Embora as propriedades mais modernas já possam vir com esse espaço equipado e preparado para receber os amigos, é possível você comprar apartamentos com sacadas simples e transformá-las em espaços dignos das revistas de decoração mais renomadas. Quer saber como fazer isso e tornar a sua casa o ponto de encontro oficial dos seus amigos e família! Confira o post que preparamos para você!

Adquira ou turbine sua churrasqueira

Muitas varandas já vêm das construtoras equipadas com churrasqueiras, mas é possível incluí-las na sua casa sem gastar muito.

Existem diversos modelos compactos e que não precisam de instalação. Elas podem quebrar um galho e possibilitar momentos de diversão e lazer em família. Você também pode contratar uma empresa para construir um modelo em tijolo ou concreto, entretanto, é preciso checar com a construtora se é possível incluir esse item na sua sacada.

Se a estrutura do seu apartamento não comporta uma churrasqueira a carvão, existem também os modelos a gás, que são modernos e não perdem muito para os modelos tradicionais. Para deixar esse espaço ainda mais profissional, compre espetos giratórios e um jogo de facas digno dos churrasqueiros mais entendidos no assunto.

Varanda Gourmet equipada. Projeto: ZAI Arquitetura

Invista em uma bancada

O sentido de ter uma varanda gourmet em casa é poder fazer uma refeição agradável ao mesmo tempo que a conversa rola solta com seus convidados. Por isso, para garantir que esse espaço seja completo, é importante investir em uma bancada para auxiliar no preparo dos alimentos.

Você pode comprar uma mesa ou então ir a lojas de materiais de construção para ver os modelos disponíveis. Existe também mobiliário planejado para esses ambientes, mas o principal é poder manipular e preparar as refeições sem precisar abandonar o ambiente.

Lembre-se de adquirir uma bancada com superfície fácil de ser higienizada, pois isso facilita a vida e garante que seus alimentos não serão contaminados por resíduos anteriores.

Você pode incluir banquetas altas na frente da bancada, para aqueles convidados mais solícitos e que não abrem mão de ajudar na hora de picar a cebola.

banqueta-giratoria-vega-plus-area-externa-f7f
Invista em banquetas para as visitas ficarem mais próximas

Opte por móveis que estimulem a socialização

Para escolher o imóvel certo para sua varanda gourmet, é preciso analisar a metragem do ambiente.

Sacadas muito pequenas pedem banquetas, que ocupam pouco espaço e não comprometem a circulação dos convidados. Além disso, elas ajudam na reunião, já que podem ser arrastadas para onde quer que esteja a conversa.

Varandas mais amplas permitem o uso de bancos maiores e sofás feitos especialmente para áreas externas. Disponha-os da melhor maneira, permitindo que todos batam papo e que ninguém fique de costas para o churrasqueiro ou cozinheiro oficial.

conjunto-mesa-e-4-cadeiras-safira-area-externa-42d
Conjunto de mesa e cadeiras
conjunto-mesa-de-centro-poltrona-e-sofa-2-lugares-sevilha-area-externa-ee8
Conjunto de mesa, poltrona, sofá e mesa de centro

Tenha um cooktop

Ter um cooktop em sua varanda gourmet aumenta a funcionalidade do ambiente. Além de você poder fazer quase tudo na sua sacada, ele evita o entra e sai da casa e a dispersão dos seus convidados.

O aparelho pode ficar sobre a bancada, mas, se você puder gastar um pouco mais, a dica é investir em uma ilha com cooktop. A ilha permite que todos os eletrodomésticos sejam embutidos, o que economiza espaço e facilita no acesso aos utensílios que você precisa para cozinhar.

Experimente incluir, também, um suporte para pendurar os apetrechos mais utilizados por você. Outra vantagem do cooktop com ilha é que suas refeições não ficam restritas a churrasco e suas opções de refeições serão infinitas!

Incremente a decoração

Não se esqueça de que sua varanda gourmet deve ter um charme a mais, já que ela será palco de muitas festas e confraternizações. Por isso, não abra mão de uma decoração temática e agradável. Escolha azulejos para as paredes que, além de remeterem o ambiente à cozinha e à comida, facilitam a limpeza e não acumulam gordura.

Compre quadros de parede, que não ocupam espaço e podem deixar seu ambiente moderno. Existem muitos modelos com temas de churrasco, bares antigos e bebidas. Esses itens são acessíveis, não exigem muito investimento e podem mudar a cara da sua varanda gourmet.

Ar jovial na decoração e revestimentos. Projeto: Daniel Kroth

Outra tendência são os letreiros em neon, que também não custam muito e não consomem muita energia elétrica. Há alguns modelos que funcionam a pilha ou bateria.

Eletrodomésticos modernos também podem fazer as vezes de decoração, com o bônus de ainda terem uma utilidade real, não é mesmo?

Vasos e plantas podem contribuir muito com a agradabilidade do ambiente, mas são mais indicados para varandas mais amplas e que não tenham um espaço pequeno de circulação.

É bom evitar tapetes e outros objetos que acumulam gordura e que exigem uma lavagem complexa após o uso da sacada.

Azulejos e plantas decoram a varanda. Foto: Marcelo Magnani e Maíra Acayaba. Paisagismo: Edu Bianco

Compre utensílios que são tendência

Se você tem dinheiro para investir, a dica é comprar itens de cozinha que podem facilitar o preparo das refeições na sua varanda gourmet e conferem um ar profissional ao espaço.

Uma dica são as adegas climatizadas para quem não abre mão de um bom vinho. Elas possuem regulagem de temperatura e garantem que a bebida não oxide, o que é inadmissível até para quem não é um sommelier.

Outro item que virou tendência nas varandas gourmet são as chopeiras, que alegram os cervejeiros e garantem bebida gelada e de qualidade. Em geral, elas são instaladas em balcões refrigerados, que abrigam os barris e o compressor.

Se você quer realmente virar o anfitrião oficial, você pode providenciar também um forno a lenha, garantindo o preparo de pizzas, calzones e outras refeições com o mesmo sabor dos seus restaurantes preferidos. Existem opções de alvenaria, mas os modelos compactos também atendem bem a essa necessidade.

Ter uma varanda gourmet não é privilégio dos mais endinheirados e nem de proprietários de apartamentos novos. Com um pouco de tempo, dinheiro e disposição, você pode transformar sua sacada simples em um espaço completo para receber os amigos e a família.

Se você não tem aptidão para decorar, você pode encontrar apartamentos que já vêm com varanda gourmet nos principais portais imobiliários de compra e venda. Esse conteúdo foi útil para você? Então aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais!

 

Imagens: Pinterest; Casa e Jardim; Inusual

Write A Comment