Na hora de decorar a parede, são inúmeras as possibilidades de configurações dos quadros. A variedade de tamanhos, cores e acabamentos traz também a personalidade dos moradores do local, refletindo o estilo do ambiente. Ao mesmo tempo, com uma diversidade tão grande de formatos, devemos tomar cuidado para não errar na composição. Por isso trouxemos aqui algumas dicas para ajudar a compor sua parede de forma simples e personalizada. 😉

DICA 1: defina o tipo de quadro que você quer

Quer algo mais clean? Mais cheio? Com muita cor? Algo pequeno e discreto? Com a medida da parede em mãos, defina o estilo de composição que você gostaria de fazer. Leve em consideração que isso deve refletir o estilo do seu cômodo para que a parede também componha a decoração do ambiente.

SIMETRIA

Para os que preferem traços retos, pode ser feito tanto uma composição com quadros do mesmo tamanho, ou intercalar com quadros menores.

Possíveis combinações:

Composição de quadros

Composição de quadrosComposição de quadros

ASSIMETRIA

Opte por diferentes tamanhos de quadros, maiores e menores, e aposte em outros formatos. O importante é manter um alinhamento em algum local para não dar o aspecto de parede “bagunçada”.

Possíveis combinações:

Composições de quadros

Composições de quadrosComposições de quadrosMIX DE MOLDURAS

Se você quer dar um ar mais descolado no ambiente, use molduras diferentes, seja nas cores ou nos formatos. Você pode mandar emoldurar o seu pôster ou então comprá-las prontas em sites específicos, como o da Top Quadros (o qual você encontra as composições acima), Parederia, Moldura Pop, etc. Alguns até imprimem suas fotos e entregam o quadro prontinho para ser pendurado. Veja algumas ideias de molduras diferentes:

Mix de molduras

Mix de moldurasMix de moldurasMix de molduras

DICA 2: DEFINA O ALINHAMENTO

Há quem goste de quadros intercalados na parede, um tanto assimétricos, como já citamos. Mesmo que você opte por essa diagramação, é importante que haja algum alinhamento entre os quadros. Você pode alinhar pelos eixo central, superior, inferior ou até mesmo pelos cantos.

Alinhamento de quadrosOutra forma de alinhar pelo eixo inferior é você dispor os quadros em prateleiras ou até mesmo no chão. É uma opção fácil e versátil, visto que podem ser trocados, inclusive os tamanhos, sem prejuízo na composição.

DICA 3: PARÂMETROS DE MEDIDAS

É interessante que todos os moradores e visitas da casa tenham uma boa visibilidade dos quadros, por isso é sugerido que o eixo central (meio do quadro) esteja a uma altura de mais o menos 1,60m do chão. Quando há algum móvel na frente, sugere-se uma distância de 25cm entre eles. Isso vale tanto para sofás, aparadores, poltronas, bem como uma cabeceira de cama.

Alturas composição de quadrosDICA 4: TESTE AS COMPOSIÇÕES

Diríamos que o teste é imprescindível, tanto para se ter noção da diagramação, quanto do espaçamento entre os quadros. Para este último não há regra: tudo dependerá do tamanho dos seus quadros e também de sua parede. Sugerimos duas formas para testar suas obras de arte na parede:

FOTOGRAFE

Monte seu mix de quadros no chão e fotografe. Ao colocar na parede, saberá exatamente a ordem de cada um e o espaçamento pré definido entre eles.

USE PAPEL PARDO

Recorte o tamanho exato de cada um deles e pendure na parede com uma fita crepe. Tome cuidado para que estejam limpinhos para não transferir a sujeira para a parede – tintas foscas são chatinhas para limpar.

 

Por fim, orgulhe-se da sua obra de arte! 🙂

Se você está buscando ideias para decorar a sua parede, dê uma olhadinha em nosso Pinterest e inspire-se!

 

Imagens: Pinterest; Top Quadros.

2 Comments

Write A Comment