Há pouco mais de 6 anos no mercado de móveis e decoração, a Inusual agora abre as portas para o seu blog, onde iremos abordar diversos assuntos sobre lifestyle, móveis, dicas, novidades, e tudo o que estiver relacionado ao fantástico mundo da decoração – que nós amamos!

E por falar em casa nova…

Esse termo geralmente nos remete a um bom sentimento de bem-estar e renovação, não é?! Isso porque, além de termos um ambiente bonito e novinho, acima de tudo temos um ambiente organizado. É comprovado que a organização está relacionada ao bem-estar emocional da pessoa.

A prova disso é o Japão, que criou um poderoso método de organização para reestruturar-se após a segunda guerra mundial, o chamado 5S. A técnica defende uma mudança comportamental dentro de cada um, para que possamos nos reorganizar, estipulando uma rotina eficiente, produtiva e sem desperdícios. Para quem quer adotar essa filosofia, entrando em harmonia com sua casa e sua vida pessoal, anote essas 5 palavrinhas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.

 

Seiri (Senso de utilização): separe o necessário do desnecessário.

O objetivo é se desfazer daquilo que não tem mais utilidade para nós. Uma das técnicas utilizadas é separar os objetos em pilhas de sim/não/talvez. Posteriormente você consulta os outros membros da família para definir o que sai e o que fica. Se a bagunça é grande, não vale deixar a pilha do sim crescer muito, hein.

 

Seiton (Senso de organização): identifique e agrupe suas coisas.

Aqui vale a máxima “cada coisa em seu lugar”. Para que você encontre suas coisas facilmente, o segundo senso defende o agrupamento de acordo com o que você preferir. Você pode etiquetar seus objetos, etiquetar caixas, separar suas roupas por estação, por cores, por roupas de trabalho/roupas de festa, etc. O importante é encontrar o método que funciona para você.

 

5s organização

 

Seisou (Senso de limpeza): mantenha o ambiente limpo e agradável.

Quanto mais limpo, mais fácil de limpar. A ideia do Seisou é manter os ambientes limpos, a fim de que os que convivam nele tenham consciência de também não sujar. Além de aumentar a qualidade de vida e saúde das pessoas, aumenta a vida útil de equipamentos e objetos. Aqui também é hora de fazer mudanças na disposição de seus móveis e na decoração, caso eles estejam atrapalhando ao querer deixar o ambiente harmônico.

 

5s - ambiente organizado

 

Seiketsu (Senso de bem-estar): não cuide apenas de seu ambiente, cuide de si.

O quarto senso estimula um ambiente fresco e arejado, seguindo também as premissas dos sensos anteriores, como a limpeza e organização de maneira contínua. Mas acima de tudo, atenta para cuidarmos do nosso interior também, através de nossa saúde física e mental, para estar em harmonia com todos os aspecto de nossa vida: família, lazer, fé, trabalho e casa.

 

Shitsuke (Senso de autodisciplina): mantenha as conquistas através da repetição.

O último senso trata de algo fundamental: a determinação para seguir alcançando bons resultados. É pertinente que tenhamos a compreensão da família para que todos ajudem a manter tudo funcionando. De nada adianta uma boa “limpa” anual, se não mantermos o resultado ao longo do ano. Mas uma coisa é certa: quanto mais colaborarem com você, mais vão querer colaborar, pois o sentimento de bem-estar virá naturalmente.

 

Nós também organizamos nossa casa, purificamos o ambiente, e agora estamos a todo o vapor para abastecê-los de coisas legais, seja para nossa casa, ou seja para nós mesmos (uma receitinha deliciosa de vez em quando cai bem, né?!). Também estamos abertos a qualquer sugestão, afinal, mi casa es su casa <3

Equipe Inusual.

 

Imagens: istock; pinterest; arquitetura do imóvel.

Write A Comment