A área externa pode reservar alguns pontos negativos quando falamos em conservação do móvel.  Sol, chuva, calor, frio… será que eles danificam ou diminuem a vida útil do produto? A boa notícia é que a resposta é não, se o móvel tiver a devida manutenção.

Os móveis de varandas e jardins são preparados para resistirem à exposição solar, à chuva e a enfrentarem as mudanças climáticas. Eles tem sua durabilidade prolongada devido aos tratamentos anti UVs, que evitam o ressecamento, além de suas matérias primas, que por si só já são mais duradouras. As mais utilizadas são a fibra sintética, a madeira e o alumínio. Geralmente os tecidos que acompanham esses móveis são tecidos impermeáveis, que ajudam na conservação do produto quando exposto à chuvas.

 

fibra sintética

Apesar de ser uma fibra sintética, a sua aparência é natural e resulta em um design rústico e elegante. Além da beleza da matéria prima em si, as qualidades do material são diversas.

  • Extremamente resistente à altas temperaturas;
  • Pode enfrentar os raios solares sem desbotar a cor e sem danifica o material;
  •  Cada fio de fibra sintética suporta até 12kg.
MANUTENÇÃO DA FIBRA SINTÉTICA

Basta água e sabão neutro com uma esponja macia. Quando o móvel é claro e fica exposto a muita poeira ou sujeira, é recomendável que sejam lavados semanalmente.

Chaise Diva
Chaise Diva
Conjunto namoradeira, duas poltronas e mesa de centro Cancún
Conjunto namoradeira, 2 poltronas e mesa de centro Cancún
Poltrona Aruba
Poltrona Aruba

 

ALUMÍNIO

É um material bastante resistente que, acompanhado da pintura eletrostática, se torna adequado também para áreas externas. Costuma-se dizer que o único ônus é o seu valor, que geralmente é mais alto em decorrência da sua durabilidade.

  • Matéria prima leve;
  • Resistente à ferrugem;
  • Fácil de manter;
  • Pode ser tingido em diversas cores.
MANUTENÇÃO DO ALUMÍNIO

Um pano seco para tirar a poeira e lavagens periódicas com água e detergente neutro. Para ressaltar o brilho, pode ser usada cera automotiva para polir o alumínio. Lembrando que ele deve estar limpo e seco para a aplicação da cera.

Conjunto mesa e 4 cadeiras Vega
Conjunto mesa e 4 cadeiras Vega
Mesa Bistrô Atenas
Mesa Bistrô Atenas
Namoradeira Vega
Namoradeira Vega

 

MADEIRA

São diversos os tipos de madeira que se adequam à área externa. Teka, Cumaru, Peroba, Ipê, entre outras, são as mais indicadas para enfrentar as adversidades do clima. Muitas delas já vem de fábrica com o tratamento adequado, mas sempre vale deixar a manutenção em dia com alguns reforços.

  • Se bem conservada pode durar mais de 20 anos
  • Fácil limpeza cotidiana
  • Inúmeras cores e tipos de madeira adequados para áreas abertas
MANUTENÇÃO DA MADEIRA

A limpeza é fácil, feita apenas com pano úmido. O que requer mais atenção é a utilização de um verniz protetor uma vez ao ano, e o impregnante stain, que penetra nos veios da madeira e evita rachaduras e bolhas. 

Aparador Enzo
Aparador Enzo
Conjunto mesa de centro, poltrona e sofá 2 lugares Sevilha
Conjunto mesa de centro, poltrona e sofá 2 lugares Sevilha
Puff Enzo
Puff Enzo

Busca inspirações para a sua varanda ou jardim? Veja em nosso pinterest uma seleção que vai fazer você amar ainda mais a área externa da casa.

A maioria dos produtos de área externa da loja Inusual que possuem fibra são de fibra sintética. Já os acabamentos em madeira são de Peroba Rosa. Confira mais modelos aqui.

Write A Comment