A área externa pode reservar alguns pontos negativos quando falamos em conservação do móvel.  Sol, chuva, calor, frio… será que eles danificam ou diminuem a vida útil do produto? A boa notícia é que a resposta é não, se o móvel tiver a devida manutenção.

Os móveis de varandas e jardins são preparados para resistirem à exposição solar, à chuva e a enfrentarem as mudanças climáticas. Eles tem sua durabilidade prolongada devido aos tratamentos anti UVs, que evitam o ressecamento, além de suas matérias primas, que por si só já são mais duradouras. As mais utilizadas são a fibra sintética, a madeira e o alumínio. Geralmente os tecidos que acompanham esses móveis são tecidos impermeáveis, que ajudam na conservação do produto quando exposto à chuvas.

 

fibra sintética

Apesar de ser uma fibra sintética, a sua aparência é natural e resulta em um design rústico e elegante. Além da beleza da matéria prima em si, as qualidades do material são diversas.

  • Extremamente resistente à altas temperaturas;
  • Pode enfrentar os raios solares sem desbotar a cor e sem danifica o material;
  •  Cada fio de fibra sintética suporta até 12kg.
MANUTENÇÃO DA FIBRA SINTÉTICA

Basta água e sabão neutro com uma esponja macia. Quando o móvel é claro e fica exposto a muita poeira ou sujeira, é recomendável que sejam lavados semanalmente.

Chaise Diva
Chaise Diva
Conjunto namoradeira, duas poltronas e mesa de centro Cancún
Conjunto namoradeira, 2 poltronas e mesa de centro Cancún
Poltrona Aruba
Poltrona Aruba

 

ALUMÍNIO

É um material bastante resistente que, acompanhado da pintura eletrostática, se torna adequado também para áreas externas. Costuma-se dizer que o único ônus é o seu valor, que geralmente é mais alto em decorrência da sua durabilidade.

  • Matéria prima leve;
  • Resistente à ferrugem;
  • Fácil de manter;
  • Pode ser tingido em diversas cores.
MANUTENÇÃO DO ALUMÍNIO

Um pano seco para tirar a poeira e lavagens periódicas com água e detergente neutro. Para ressaltar o brilho, pode ser usada cera automotiva para polir o alumínio. Lembrando que ele deve estar limpo e seco para a aplicação da cera.

Conjunto mesa e 4 cadeiras Vega
Conjunto mesa e 4 cadeiras Vega
Mesa Bistrô Atenas
Mesa Bistrô Atenas
Namoradeira Vega
Namoradeira Vega

 

MADEIRA

São diversos os tipos de madeira que se adequam à área externa. Teka, Cumaru, Peroba, Ipê, entre outras, são as mais indicadas para enfrentar as adversidades do clima. Muitas delas já vem de fábrica com o tratamento adequado, mas sempre vale deixar a manutenção em dia com alguns reforços.

  • Se bem conservada pode durar mais de 20 anos
  • Fácil limpeza cotidiana
  • Inúmeras cores e tipos de madeira adequados para áreas abertas
MANUTENÇÃO DA MADEIRA

A limpeza é fácil, feita apenas com pano úmido. O que requer mais atenção é a utilização de um verniz protetor uma vez ao ano, e o impregnante stain, que penetra nos veios da madeira e evita rachaduras e bolhas. 

Aparador Enzo
Aparador Enzo
Conjunto mesa de centro, poltrona e sofá 2 lugares Sevilha
Conjunto mesa de centro, poltrona e sofá 2 lugares Sevilha
Puff Enzo
Puff Enzo

Busca inspirações para a sua varanda ou jardim? Veja em nosso pinterest uma seleção que vai fazer você amar ainda mais a área externa da casa.

A maioria dos produtos de área externa da loja Inusual que possuem fibra são de fibra sintética. Já os acabamentos em madeira são de Peroba Rosa. Confira mais modelos aqui.

Escrever um Comentário