Quando vivemos em uma casa ou apartamento de construção mais recente na maioria das vezes nos deparamos com o fato de ter que lidar com cômodos extremamente reduzidos. Saber escolher os móveis corretos e decorar bem os ambientes é fundamental para aproveitar melhor os espaços. Hoje o Habitissimo trouxe para o nosso blog algumas ideias e truques para que seu dormitório pequeno se torne muito mais prático, funcional e ao mesmo tempo aconchegante.

 

Espelhos poderosos

Um dormitório pequeno pode ter seu espaço visual aumentado através dos espelhos. Instale o espelho em uma parede livre, como a da cabeceira, e adeque os móveis para que a sensação de amplitude seja melhor aproveitada. Prateleiras embutidas darão uma sensação de continuidade quando refletidas no espelho, o mesmo efeito será conseguido com bancadas e racks. Repare que o espelho instalado na parede posterior à porta de entrada dará a sensação de maior profundidade ao cômodo.

 

 

Marcenaria milimetricamente calculada

O melhor recurso para utilizar ao máximo o espaço de um dormitório é lançando mão da marcenaria. Utilize-a para planejar armários, cama, cabeceira, prateleiras e bancadas formando um único elemento. A cama tatame é uma ótima opção, possui uma estética moderna e também pode servir como sofá dando ao quarto um visual mais versátil. Inclua gavetões para aproveitar o base da cama e, além dos armários tradicionais, gabinetes suspensos para armazenagem extra.

 

 

Iluminação especial

A iluminação adequada também é fundamental para que os dormitórios pequenos se vejam mais amplos. Os rasgos e aberturas no gesso são soluções que além de bonito e moderno deixam os espaços com uma iluminação aconchegante e uniforme. Para potencializar o efeito das luzes, utilize espelhos nas portas dos armários e tonalidades claras nas paredes.

 

 

 

Ideias que fazem a diferença

Quando não dispomos de mais paredes livres para colocar uma escrivaninha, podemos utilizar de outros artifícios para ter um pequeno escritório no quarto. O truque de marcenaria aqui foi acoplar uma bancada que ocupa toda a extensão da cama e que serve tanto para decorar como para trabalhar. A escolha da madeira em tons claros, juntamente com o papel de parede e a iluminação tornou o ambiente um local versátil e cheio de personalidade.

 

 

Janelas também podem ser aproveitadas

Quando o espaço no quarto for muito reduzido podemos utilizar as paredes laterais da janela para alocar estantes sob medida, uma solução que além de tudo não ocupará a área útil do quarto. Com esse recurso ganharemos mais espaço para guardar livros, utensílios e também para decorar. A escolha de uma prateleira com o mesmo tom da parede é a opção ideal, dessa forma o efeito será muito mais sutil e leve no conjunto decorativo.

 

A clássica bicama

É uma opção discreta, versátil e praticamente imperceptível para acondicionar mais um leito em um cômodo pequeno. Esse recurso permite posicionar outros tipos de elementos no dormitório, como uma bancada com escrivaninha por exemplo, onde seria o local reservado para outra cama. Uma solução que combinada com espelhos e uma boa iluminação tornou o espaço menos apertado e visualmente bonito.

 

Quando o espaço é para dois

Em dormitórios compartilhados por irmãos, quando o espaço é reduzido a beliche costuma ser uma das melhores escolhas quando a questão é a economia de espaço. Se forem planejadas o conjunto da beliche pode ser extremamente funcional incluindo luzes embutidas na estrutura da cama superior para um maior conforto da cama inferior e nichos com espaço para armazenagem. E ainda, se o espaço permitir, podemos incluir uma bancada para estudos e trabalhos escolares rente a parede garantindo uma boa área livre para circulação do dormitório.

 

 

Crie um espaço para televisão

Se a televisão no quarto for essencial para você mas a falta de espaço não permitir, uma boa ideia é criar um painel em marcenaria na área de passagem à frente da cama. Repare que a área ao redor do painel continua livre para a circulação e a parte de trás do painel ainda recebeu uma bancada para escrivaninha e nichos de armazenagem.

 

 

A cabeceira da cama oferece muito espaço

As prateleiras e armários suspensos são perfeitos para serem posicionados na cabeceira da cama. Uma área do dormitório que geralmente não é utilizada mas que oferece um espaço genial para abrigar elementos. Potencializar os armários e a área superior da cama com espelhos valorizará ainda mais a área da cabeceira da cama.

 

Write A Comment