Decorar a casa por conta com a nossa personalidade traz uma essência própria ao ambiente, mas é importante estar atento para não cometer alguns deslizes que podem comprometer a decoração e a funcionalidade do local. Listamos aqui os 10 erros mais comuns que frequentemente acontecem nessa hora.

 

1 – Comprar móveis e objetos sem medir

Se você está em fase de mobiliar a casa, é importante ter um rascunho com a planta baixa. Pode acontecer de encontrar o móvel tão desejado e esquecer de medir o local, e ao posicioná-lo no ambiente ser incompatível com o espaço. Lembre-se também de ter em mente que sofás, mesas e móveis maiores podem necessitar de içamento, por isso é importante medir portas, elevadores e janelas para planejar a melhor forma de levar o móvel com segurança. Uma boa alternativa para ambientes menores é fazer móveis planejados para melhor aproveitamento do espaço.

Mobiliário
Analise as medidas do seu espaço e do móvel antes de comprá-lo
2 – Usar forro de gesso em todo o ambiente

Alguns profissionais aconselham rebaixar apenas uma área do cômodo para criar um espaço dividido que fique visualmente limpo. Assim você pode compor de forma diferente uma sala de estar e jantar que são integradas, por exemplo. Vale lembrar que hoje em dia muitos apartamentos possuem o pé direito baixo, o que dificulta o uso do gesso em muitos cômodos.

Teto com gesso
Rebaixar apenas parte do teto é uma opção para não deixar o ambiente pesado
3 – Tapetes com tamanho errado

O tapete tem o poder de transformar um ambiente, seja visualmente ou pelo aconchego. Porém, quando usado de maneira errada, pode comprometer a decoração do cômodo. É importante que o tapete esteja abaixo do móvel por ao menos 20cm. Essa mesma medida também pode ser considerada para a “folga” entre o tapete e as paredes de cada lado, para que o piso possa aparecer.

Mesa de jantar com tapete
Tapete para sala de jantar com folga suficiente até a parede

4 – Esquecer a circulação

É essencial deixar um espaço de no mínimo 60cm entre os móveis e paredes para garantir uma circulação agradável. Se o local for grande, especialistas indicam até 90cm, mas essa medida pode variar de acordo com cada cômodo. Por exemplo, para mesas de jantar, o indicado é deixar 80cm de circulação. Se for uma mesa de centro, 60cm são suficientes até o sofá.

Espaço de circulação
Mantenha espaço de circulação entre os móveis

5 – Não seguir um estilo

Escandinavo, industrial, modernista, vintage, candy colors… seja qual for, é importante seguir um estilo de decoração. Não há problema algum em misturar estilos, mas sempre seguindo uma linha harmônica entre eles. Por exemplo, uma decoração que está em alta é misturar algumas peças retrôs em um ambiente bastante moderno, e isso requer um pequeno planejamento para não sobrecarregar o ambiente.

Estilo moderno + rústico
Ambiente moderno com toque rústico
6 – Tomadas em excesso

Elas são muito importantes, mas às vezes acabam com a decoração do ambiente por conta da quantidade de interruptores e de fios pendurados. Uma boa alternativa é, quando possível, escondê-las em móveis e granitos. Há fabricantes de sofás que possuem o opcional de uma torre de tomadas no próprio braço do sofá, de forma discreta.

Tomada
Torre de tomadas no granito da cozinha
7 – Não valorizar a iluminação

Aproveite bem as janelas e pontos de iluminação natural que você tem em sua casa, cuidando para não escondê-los com cortinas pesadas. Para criar um ambiente agradável, não basta encher de luzes diretas, mas sim valorizar também a iluminação indireta. Aposte em luzes de apoio e em uma iluminação decorativa para trazer mais aconchego ao ambiente. Isso permitirá também criar vários “cenários” para serem usados conforme a ocasião.

Iluminação indireta
Quarto com iluminação indireta
8 – Plantas inadequadas

Ao optar por uma planta para o interior do seu ambiente, leve em consideração principalmente a luminosidade do cômodo. Há plantas que se adaptam muito bem à ambientes internos e necessitam menos cuidados e outras que exigem uma atenção e cautela maior. Por isso é importante verificar o tipo de planta que você gostaria de ter e se ela se adaptaria ao seu ambiente.

Planta interiores
Plantas para interiores
9 – Abusar de cores fortes

As cores tem um papel importante nos ambientes, e por isso devem ser usadas com muito cuidado. Cores fortes, por exemplo, podem diminuir a amplitude do espaço, sendo também difíceis de iluminar. Mas isso não quer dizer que não devem ser usadas – pelo contrário – pois cores fortes como cinza e preto são boas aliadas na decoração. Já as cores vibrantes podem ser usadas em detalhes, como objetos decorativos, almofadas, móveis pequenos, etc.

Sala de estar escura
Ambiente com tons escuros bem dosados
10 – Comprar por impulso

Muitas vezes achamos um objeto de decoração bonito e queremos levá-lo para casa, quando na verdade ele não combina com o estilo do seu cômodo e fica sem uso, ocupando espaço. É importante que a decoração em si seja comprada quando os móveis já estão em seus devidos lugares, para que se tenha uma ideia mais ampla do que deve e o que não deve ser comprado.

Objetos
Cuide com o excesso de objetos e móveis

Algo igualmente importante que devemos levar em conta é o gosto pessoal de cada um. Listamos aqui os erros mais comuns na decoração para que possam ser evitados, mas sempre é bom ter o acompanhamento profissional de um arquiteto ou designer de interiores. 😉

 

Imagens: blog.thebrick; sheknows.com, living4media.

Write A Comment