Hygge: o termo, sem tradução para o português, é o que alguns interpretam como uma atitude, um estilo de vida, uma forma mais simples de desfrutar o “estar em casa”. E, definitivamente, ser mais feliz. Como sabemos que, no dia a dia você estará mais tempo fora da sua casa do que dentro dela, pensamos que devemos transladar essa boa onda dos ambientes hygge até as varandas, sacadas ou jardins. O Habitissimo trouxe para nós algumas sugestões para montar seu próprio espaço hygge. Se anima a fazer dele um lugar mais feliz?
1 – Totalmente comunicada
Um dos princípios do hygge é desfrutar muito mais de sua casa. Ainda mais agora que a temperatura sobe, é quando mais precisamos ter uma “sala de estar” na área externa.
Não há nada mais cômodo do que desfrutar de uma varanda todo o ano. Como podemos fazer isso? Por exemplo, substituindo as paredes tradicionais por portas de correr com perfis discretos. Essa é a melhor maneira de ganhar alguns metros a mais em casa sem a necessidade de uma remodelação muito grande. Outra alternativa muito popular consiste em agregar um pergolado de madeira na parede e cobri-la com placas de policarbonato translúcidas (dessa forma irá evitar o calor excessivo do verão).
2 – Pensada para desfrutar de boas companhias
A sua área externa é o lugar perfeito onde se reunir com amigos, praticar yoga ou desfrutar de um bom almoço. Prepare um espaço onde instalar uma mesa confortável e algumas cadeiras para sentar-se em companhia de amigos e familiares. As soluções de alvenaria ou com paletes estão triunfando no quesito decoração de exteriores, mas talvez ocupem mais espaço que os móveis dobráveis.
Lembre-se que a comodidade dependerá também da localização da varanda, tendo em conta questões como a sombra ou a influência direta do sol. Recomendamos, além disso, instalar um piso de madeira, se for possível, ou então ladrilhos hidráulicos. Esse último combinado com a madeira cumpre com outros princípios da “boa vida”: trazer a natureza para dentro de casa. Prestou atenção no jardim vertical da imagem fabricado com madeira de pino? A filosofia hygge foi levada a sério nesta varanda.
3 – Com espaço para uma área gourmet simples
Todos amamos os menus elaborados, mas estar dentro da cozinha durante horas não é nada hygge concordam? Porque não mudar o conceito e deixar sua varanda preparada para cozinhar pratos simples? Se sua área externa é pequena, bastará instalar uma simples churrasqueira para realizar churrascos em família. Se o tamanho não é um problema as de alvenaria sempre representam uma boa opção. Escolha entre os modelos elétricos ou de carvão e preveja uma área para lavar os pratos para não precisar ir até a cozinha com frequência. Lembre-se que a ideia é cozinhar tranquilamente, sem estresse…
4 – Com a iluminação justa e necessária
A iluminação, ainda que não pareça, desempenha um papel principal. A filosofia dinamarquesa pede uma luz suave através de luminárias e velas. Mas se você acredita que essa iluminação não é suficiente pode instalar luminárias simples, como os apliques que ocupam pouco espaço. É fundamental não exceder-se em intensidade ou quebrará o encanto.
Preferimos a ideia de pendurar lâmpadas diretamente na pergolado ou no teto, com seus correspondentes focos em LED. No espaço relax utilize cadeiras fabricadas a partir de materiais transpiráveis que se adaptem ao jardim. E, se busca bem estar em troca de pouco esforço, escolha plantas como cactus ou ficus, que praticamente não exigem cuidados.
5 – Sempre com água
Destro desse ambiente de prazer máximo não podemos esquecer da água. Se seu jardim dispõe de dimensões suficientes recomendamos construir uma piscina. No entanto, se seu espaço é reduzido não se desespere, talvez você possa acrescentar uma ducha exterior (com piso de madeira por exemplo) ou uma simples fonte. O som da água é reconfortante e te ajudará a esquecer dos problemas.
6 – Com muita intimidade
Da mesma maneira que inventaram o termo Hygge também inventaram sua versão contrária, o uhyggelig. A verdade é que gostamos de reunir a família ou amigos mas não com os vizinhos curiosos observando… Tente criar seu espaço para relaxar com plantas trepadeiras, ripas de madeira, bambu, palha…. o leque de soluções e os preços são amplos.
Muitas vezes utiliza-se o mesmo material em paredes e pisos. Lembre-se que se escolher a madeira será preciso investir em um modelo que seja resistente, os materiais técnicos aguentam bem a umidade e são fáceis de manter. Se quiser que o piso se mantenha limpo sem muitos esforços escolha um material pouco poroso.
Para ajudar você a cuidar também dos móveis da área externa, vale a leitura desse post. 😉