A iluminação é um fator importantíssimo na valorização do espaço, de objetos decorativos e de mobiliário. Ela tem o poder de deixar tudo mais lindo, e mostrar cada cantinho do seu ambiente, mas o contrário também se aplica: uma iluminação deficiente estraga a percepção de qualquer espaço. Sem uma boa iluminação muitas vezes acabamos desmerecendo todo o esforço dedicado nos projetos de arquitetura e de decoração.
Seja uma iluminação focada ou difusa, existe uma variedade imensa de peças no mercado: luminárias, pendentes, spots, refletores, plafons, abajures, lustres. São muitas opções, e é muito importante uma atenção especial na hora de escolher cada uma delas.
TENDÊNCIA
Na edição do Salone Del Mobile de Milão de 2017, pudemos acompanhar o lançamento de uma tendência bem forte para o setor de iluminação: o minimalismo. Luminárias, lustres e pendentes alternando entre linhas sinuosas e retas, estruturas flexíveis com formas bem finas, quase chegando a ideia de riscos de luz.
Particularmente gosto bastante dessa tendência do minimalismo; traz uma contemporaneidade bem interessante aos ambientes. Associada a elementos metálicos e materias marcantes pode valorizar muito a arquitetura do espaço.
PROJETO
Outro ponto muito importante é um bom planejamento e projeto luminotécnico, para prever o ponto elétrico exatamente onde deve ser executado. Esse planejamento evita erros que podem desvalorizar o ambiente. A altura dos pendentes também merece muita atenção, bem como a intensidade da lâmpada.
Uma boa iluminação é ponto chave na decor!
ALTURAS IDEAIS
Levando em consideração o tipo do pendente/lustre e o móvel que ficará próximo a ele, fizemos um “esqueminha” para auxiliar quem vai mobiliar por conta. Considere essa medida para o vão que fica entre o início do pendente e a superfície do móvel.
Imagens: Casa Vogue; Estadão.