Com a chegada de um bebê, é natural que os cômodos da casa sejam modificados para receber os pequenos. E é incrível como a mobília/decoração do quarto pode fazer muita diferença no crescimento da criança. Por essa razão, o estilo montessoriano vem ganhando mais evidência nos dias atuais, apesar de ser um método relativamente antigo – criado em 1907.
Sua precursora, a médica e educadora italiana Maria Montessori, defende a criação de um ambiente voltado para a criança e não para os adultos. Segundo ela, em um espaço rico e estimulante, a criança torna-se capaz de se expressar livremente e aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
Aqui no blog já mostramos um ambiente montessoriano lindo, que foi feito para a CASACOR RS. Mas e de que forma podemos transformar um quarto (ou mesmo uma sala de brinquedos) aplicando o método montessori?
1 – COLCHÃO
O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama bem baixinha, de forma que a criança possa descer e se movimentar conforme sua vontade, sem riscos para sua segurança.
2 – Espelho
Estimula o próprio reconhecimento através do espelho. Enquanto o bebê é pequeno, é importante deixá-lo na horizontal para que fique na altura dos seus olhos. Ao crescer, pode ser colocado na vertical para acompanhar.
3 – BRINQUEDOS
Os brinquedos são colocados no chão ou em uma estante na qual a criança alcance e possa brincar livremente. É sugerido um rodízio de brinquedos para não dispersar a atenção e tirar maior proveito de cada aprendizado.
4 – LIVROS
Idem aos brinquedos, podem ser colocados em uma estante ou em caixotes, fazendo o rodízio conforme a necessidade. É interessante haver um espaço para que a criança se acomode para a leitura.
5 – BARRAS LATERAIS
As barras auxiliam a criança a caminhar sozinha, estimulando um desenvolvimento sem a ajuda de um adulto.
6 – Tapetes
De tecido ou de EVA, eles delimitam o espaço de brincadeira para as crianças maiores e também criam experiências sensoriais ao caminhar e tatear o solo.
Além das dicas acima, é importante que a criança tenha espaço livre para brincar e explorar o ambiente de forma livre e segura. Para os pais ficarem tranquilos quanto à segurança do bebê, vale ressaltar alguns cuidados:
- Proteja todas as tomadas
- Não tenha móveis leves ou instáveis que corram o risco de tombar
- Pendure quadros/espelhos com fita dupla face, evitando pregos
- Proteja as quinas de móveis ou opte por cantos arredondados
Imagens: Pinterest