Tradicionalmente, o estilo rústico é associado a antigas casas de campo e, embora seja esse um dos seus habitats naturais, a verdade é que este tipo de decoração pode ser recriada em qualquer espaço!
A decoração rústica é aconchegante, atemporal e convidativa. Recheada de materiais puros, aquece e conforta, te convida para entrar. Os revestimentos são naturais, pedra, madeira, cimento queimado, tijolo, tecidos brutos e iluminação branda.
Não é preciso transformar seu lar urbano numa casa de fazenda. Para enchê-lo de ideias reunimos sete ambientes super bem decorados neste post, um deles feito especialmente pelo COB Arquitetura e Design para falar sobre este estilo. Olhe, se inspire e se apaixone!
1 – RÚSTICO CONTEMPORÂNEO
Mesclando lãs e madeiras brutas, o contemporâneo é trazido com o concreto aparente nas paredes. Os tons terrosos ainda combinam muito bem com a paleta de concretos cinza e com os verdes musgo e militar. Fica aconchegante, rústico e moderno ao mesmo tempo!
2- TONS VIBRANTES
Nesse estar o verde das plantas se mescla com o tom das paredes e do mobiliário. A composição de mesinhas de centro deixa o ambiente despojado e divertido. O mix de madeira, tear, estofado e metal – nas versões polida e desgastada – cria uma atmosfera calculadamente rústica, arrematada pelo tapete de tecido natural.
3 – RÚSTICO E MINIMAL
Mais hi-lo do que mesclar itens rústicos com elementos de pegada minimalista, não tem! As peças rústicas desta sala foram combinadas com tons brancos e pasteis, para dar um ar mais leve ao ambiente. Assim, o clima rústico ganhou claridade e minimalismo. Os elementos de palha ganham destaque por estarem justamente em um fundo branco, junto com a vegetação. À frente desde cenário, móveis com estética simples brilham.
4 – TOQUE VINTAGE
O que mais chama a atenção nesta cozinha é o piso de ladrilho hidráulico, que cria um tapete para esse atmosfera que evoca uma casa de fazenda, quentinha e com cheirinho de café!
5 – PEGADA INDUSTRIAL
Esta cozinha reúne um combo de tendências: exibe a estética industrial com elementos rústicos, madeiras, concreto e a leveza do branco. O destaque fica mesmo por conta dos detalhes em metal preto, presente nos pés das cadeiras, no paneleiro, torneira, acessórios e caixilhos da divisória de vidro.
6 – ELEMENTOS CONTRASTANTES
Este living propõe uma sugestão de como a estética rústica pode originar ambientes urbanos e atuais. O mix entre móveis de design moderno, como a poltrona colorida e a luminária dourada, e elementos naturais, como a mesinha lateral feita de tronco, o tapete de fibras e os objetos decorativos com pegada étnica, resultam em um clima de sofisticação e conforto.
7 – TEXTURAS ACONCHEGANTES
Pé-direito alto, iluminação natural e materiais acolhedores criam uma decoração elegante e sem exageros nesta sala. A combinação do tapete com as mantas e almofadas, com diferentes texturas, confere um ar despojado e chique, fazendo um bonito contraste com o couro do sofá. Materiais naturais, como lã, tecidos e madeira garantem uma sensação acolhedora e criam um estilo super original!
8 – CABANA DE PRAIA
Nesse ambiente, criado pelo COB Arquitetura e Design, foi recriado um estar em uma cabana na praia. Usou-se muita madeira, um fogão a lenha que esquenta qualquer ambiente, e foi eleita a Mesa de Jantar Canela da INUSUAL para ser a protagonista da cena, já que combina muito com o estilo rústico, graças a sua madeira mais escura e com cara de demolição, a aos bancos inteiros e brutos.
Compõe este cenário também elementos metálicos como a Banqueta Steel e a estante de plantas de ferro. O toque das cores arremata o espaço por completo e deixa esse ambiente muito charmoso!
Quer saber mais sobre a parceria do COB Arquitetura e Design com a INUSUAL? Clique aqui que te mostramos como renovar seu ambiente de uma maneira rápida, prática e acessível 🙂
Post originalmente feito para o blog do COB: https://cobarqedesign.wixsite.com/home/single-post/2017/07/20/Decoração-Rústica-8-ambientes-para-você-se-inspirar