Muitos quesitos devem ser levados em conta na hora de comprar uma cadeira para escritório. Afinal, em um trabalho regular, é lá que você vai passar em média 8 horas do seu dia. Para o corpo não sofrer e o design acompanhar a decoração do espaço, listamos 5 dicas importantes para considerar ao buscar esse item imprescindível em um escritório.
1) ERGONOMIA
Elencamos como o principal item, porque saúde vem antes de tudo. Mas lembre-se que tudo pode ser adaptado conforme a sua permanência no local. Quantas horas você passa sentado? Usa ou não computador?
A regulagem é um item importante em uma cadeira de escritório, pois permite que você ou seus colaboradores ajustem a altura para que fique confortável em relação à tela do computador. Leve em consideração as orientações abaixo.
Pés: os pés devem estar totalmente apoiados no chão para manter uma boa postura. Uma alternativa são apoios para os pés, que permitem alinhá-los.
Braços: a posição ideal é acomodar os cotovelos no mesmo nível do teclado (aproximadamente 180º ), assim, os braços estarão em uma postura confortável, sem forçar.
Pernas: lembre sempre de apoiar suas pernas para não causar nenhuma tensão muscular ao fim do expediente. Os joelhos devem ficar dobrados em 90º com relação ao assento para manter a postura ereta.
2) CONFORTO
Outra coisa importantíssima a se observar é se a cadeira é confortável. Analise se o encosto tem um estofamento agradável, se tem regulagem de altura (que vai auxiliar no seu conforto devido à postura correta) e se é anatômica. Possuir braços também é muito importante para torná-la mais convidativa a sentar por horas a fio.
3) DESIGN
Pode até ser compacto, mas ambiente de trabalho deve ser organizado e bonito assim como qualquer outro espaço. Há estudos que comprovam que nos sentirmos bem no local de trabalho auxilia na produtividade. 😀
Neste ponto, o design vai de encontro ao tempo que você vai utilizar a cadeira: muitas horas sentado? Opte por uma cadeira completa e invista sem medo. Poucas horinhas sentado? A gama de modelos amplia, podendo optar por um design mais limpo, sem rodízio e sem braços.
4) RODÍZIO
Conforme falamos acima, vai depender do modelo de cadeira que você busca. Nas cadeiras de escritório, o rodízio na base é um item bastante utilizado por conferir mais praticidade e robustez à peça. Há algumas cadeiras que são giratórias mas não possuem rodízio, o que pode ser um ponto positivo caso você esteja buscando um design clean.
5) MATERIAL
Assim como o design, é uma questão de gosto, porque a maioria dos materiais usuais tem pontos positivos. Tecidos como o Nylon, Suede, etc, são respiráveis e fáceis de limpar. Já o couro sintético ou natural são esteticamente mais bonitos e geralmente confortáveis de sentar. Quando se fala em estrutura, aço inox é garantia de durabilidade, embora a madeira e outros materiais, quando bem cuidados, também são sinônimo de acerto na compra.