Se você já teve que planejar a iluminação da sua casa, ou comprar alguma luminária específica, é muito provável que você já tenha tido a dúvida sobre qual é a altura ideal de instalação de luminárias e pendentes em cada cômodo da casa. Embora não exista uma regra fixa, algumas dicas podem ajudar a melhorar a eficiência e o conforto na hora de utilizar esse tipo de iluminação.
Dormitórios:
As luminárias pendentes para quartos ficam melhores quando instaladas ao lado da cama. Além de conferir charme, facilitam a criação de um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo bem iluminado.
A luminária pendente ao lado da cama deve ser instalada acima do criado-mudo, mesa lateral ou penteadeira. Assim o espaço destinado a eles fica restrito pelo piso, para que ninguém acidentalmente bata a cabeça. Sobre a mesa lateral ou o criado-mudo, a circunferência do pendente não deve ultrapassar o tamanho do tampo do móvel.
Sala de Jantar:

Duas metragens balizam a altura da cúpula: a distância ideal entre o corpo do pendente e o tampo da mesa de jantar varia de 70 cm a 90 cm. Assim a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso: entre 140 cm e 150 cm.
Em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. Quer um modelo menor? Use mais unidades.
Sala de Estar:

Altura do pendente em relação à mesa de centro: afim de que não haja um bloqueio visual para quem estiver sentado no sofá, deixe a cúpula a uma altura de 150 cm a 170 cm em relação ao tampo da mesa de centro.
Cozinha:
Na cozinha, além da mesa de jantar, os pendentes também são muito usados sobre bancadas, seja de trabalho, ou bancadas de refeição. Eles tem o papel de oferecer focos pontuais e direcionados de iluminação.
Altura do pendente em relação à bancada de trabalho: o pendente deve ficar a uma distância de 2 metros – ou o mais alto possível – da superfície de uma bancada que comporta a cuba e o cooktop, com pessoas cozinhando em pé.
Altura do pendente em relação à bancada de refeição: já para a bancada de refeição, a altura do pendente deve variar entre 70 a 100 cm em relação à superfície, evitando assim que se bloqueie a visão das pessoas sentadas.
Área sem móveis:
Caso deseje instalar o pendente em um local sem móveis, cabe usar o próprio chão como ponto de partida. Lembre-se de duas informações principais: o pendente deve ficar em uma altura a qual permita que as pessoas se locomovam no cômodo sem que esbarrem nele. Além disso, lembre-se que o pendente deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto.
Imagem Capa: Projeto – Luiz Volpato | Foto – Joel Rocha