A beleza da cozinha não está apenas inserida nos móveis ou revestimentos. Hoje em dia a tão desejada bancada está se tornando um item quase indispensável nestes ambientes. As bancadas não são apenas estilosas e bonitas. São sinônimo de praticidade.
O assunto é interessante e, por isso, nós pedimos que o Habitissimo listasse oito ideias de como fazer uma bancada de cozinha de maneira descomplicada. Você vai notar que alguns fatores podem ser determinantes, como: orçamento, tamanho, modelo, tipo e estrutura da casa.
ÁREA DE REFEIÇÕES
Ao optar por utilizar a bancada como apoio e mesa para refeições é importante que a altura seja condizente. Este detalhe é relevante, já que bancadas são mais altas que mesas de jantar. Se você notar, neste exemplo da foto, a peça tem dois níveis, o que proporciona esta multifuncionalidade. Perfeita para refeições rápidas.
MINIMALISMO
Com muita criatividade as bancadas foram se adaptando aos mais diferentes espaços, mesmo que com poucos metros quadrados. Pensar que elas são um privilégio de poucos, é errado. Esta ideia minimalista prova que a simplicidade pode criar um ambiente bastante funcional. Este modelo é em MDF, um material de preço acessível, e pode ser usado para refeições. Basta colocar pequenas cadeiras ou banquinhos.
RETRÁTIL
Diante de tantas opções para complementar a decoração da cozinha, a retrátil se encaixa perfeitamente em espaços reduzidos. Analisar o local e estudar qual a forma mais inteligente de montar uma cozinha é o segredo de um bom resultado. A bancada pode ser estreita e ganhar mais superfície com um anexo que pode ser recolhido, quando não estiver em uso.
BANCADA MÓVEL
Móveis que podem ser deslocados de acordo com a necessidade também são soluções bem engenhosas. A bancada móvel é uma maneira versátil e inteligente de produzir uma cozinha moderna e funcional. As dispensáveis paredes que dividem ambientes dão lugar a uma bancada, ou ilha, que pode ser movimentada, ou colocada de canto para aumentar a circulação.
EM FORMA DE ILHA
A bancada, localizada na área central da cozinha, também é chamada de ilha. A diferença está somente na posição que ocupa. Mas ela também acaba tendo uma outra função, além de apoio. A de dividir ambientes e, ao mesmo tempo, criar uma ligação que permite que as pessoas possam se socializar enquanto cozinham. A ilha produz um visual muito moderno, mas é preciso que a cozinha tenha uma área maior, ou seja, mais espaço. Costumeiramente, as ilhas servem para a colocação do cooktop, mas isto é opcional.
MESA DE JANTAR
O conceito aberto está em alta. Ele amplia o ambiente e permite mais entrada de luz. E é em projetos assim que uma bancada, usada como mesa de jantar, fica muito bem inserida. Veja que, neste exemplo, a otimização da área e a integração dos dois ambientes, fazem com que haja um ganho, considerável, de espaço. O que desmistifica a ideia de que é preciso ter uma grande cozinha para instalar uma bancada como mesa de jantar.
CRIE SUA BANCADA
Para quem tem habilidades para colocar a “mão na massa” a dica é fazer uma bancada que se adeque ao espaço. Marceneiros também podem fabricar peças simples e elegantes, como esta da foto. Uma singela bancada de madeira pode compor uma decoração fabulosa e ainda oferecer a praticidade necessária que este cômodo da casa exige tanto.
Viu só como não é complicado ter uma bancada? O que achou de nossas dicas?