Reconhecido internacionalmente pela diversidade do seu design, o designer carioca Guto Índio da Costa atua nas mais variadas áreas entregando funcionalidade e beleza em todos os projetos em que se envolve. Formado em 1993 pela Art Center College of Design, trouxe de volta para o Brasil a experiência da passagem em grandes escritórios na Alemanha, França e Dinamarca.
Hoje coordena os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), responsáveis por dezenas de projetos, muitos dos quais alcançaram grande sucesso e receberam diversos prêmios. Um de seus projetos mais emblemáticos é o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que ganhou destaque especial no Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 e promete revolucionar o transporte brasileiro. O VLT tem piso integrado no mesmo nível da calçada, 44 m de extensão e oito portas que se abrem simultaneamente. Isso significa um desembarque rápido e uma circulação silenciosa integrada ao design da cidade.
“É um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo, você entra e sai com uma cadeira de rodas, com carrinho de bebê, é um sistema inclusivo. A ideia é transformar a experiência do transporte público.”
DESIGN INDUSTRIAL
Além da admirável atuação no sistema de transportes, Guto contempla outras áreas do design. Em entrevista para o GloboNews, Guto explica que há muita pesquisa envolvida para viabilizar o trabalho em diversas áreas, desde barcos até maçanetas e contar com uma produção em larga escala.
O design industrial não só contempla um produto bonito, que funcione bem, mas tem que ser viável economicamente e tecnicamente. (…) Existe um enorme trabalho anterior de imersão em cada universo – cada produto é um universo. Você tem que olhar o que o consumidor gostaria, o que a fábrica consegue fazer e somar esses ingredientes para conseguir um resultado legal.
Um exemplo disso é a premiada Cadeira Serelepe (já falamos dela aqui :D), que utiliza uma tecnologia de polipropileno injetado a gás, resultando na produção de uma cadeira a cada 4 minutos.
O mais importante que eu consegui fazer na minha carreira foi mostrar em larga escala o que é o design industrial. Um dia encontrei um profissional renomado, Lincoln Seragini, ele me deu um abraço e disse: “Guto, se o design brasileiro pudesse agradecer pela publicidade que o seu ventilador teve…”. O Spirit (ventilador de teto) foi o primeiro grande caso brasileiro de produto assinado por um designer, o que ainda hoje não é muito comum.
PRÊMIOS
Diversos prêmios nacionais e internacionais fazem parte do portfolio do designer.
O escritório Indio da Costa Design contempla tantos prêmios que seria difícil listarmos todos aqui. 😛 Confira todas as premiações acessando o site.
Fonte: Indio da Costa Design; O Globo; Casa Vogue.