Na hora de decorar a parede, são inúmeras as possibilidades de configurações dos quadros. A variedade de tamanhos, cores e acabamentos traz também a personalidade dos moradores do local, refletindo o estilo do ambiente. Ao mesmo tempo, com uma diversidade tão grande de formatos, devemos tomar cuidado para não errar na composição. Por isso trouxemos aqui algumas dicas para ajudar a compor sua parede de forma simples e personalizada. 😉
DICA 1: defina o tipo de quadro que você quer
Quer algo mais clean? Mais cheio? Com muita cor? Algo pequeno e discreto? Com a medida da parede em mãos, defina o estilo de composição que você gostaria de fazer. Leve em consideração que isso deve refletir o estilo do seu cômodo para que a parede também componha a decoração do ambiente.
SIMETRIA
Para os que preferem traços retos, pode ser feito tanto uma composição com quadros do mesmo tamanho, ou intercalar com quadros menores.
Possíveis combinações:
ASSIMETRIA
Opte por diferentes tamanhos de quadros, maiores e menores, e aposte em outros formatos. O importante é manter um alinhamento em algum local para não dar o aspecto de parede “bagunçada”.
Possíveis combinações:
MIX DE MOLDURAS
Se você quer dar um ar mais descolado no ambiente, use molduras diferentes, seja nas cores ou nos formatos. Você pode mandar emoldurar o seu pôster ou então comprá-las prontas em sites específicos, como o da Top Quadros (o qual você encontra as composições acima), Parederia, Moldura Pop, etc. Alguns até imprimem suas fotos e entregam o quadro prontinho para ser pendurado. Veja algumas ideias de molduras diferentes:
DICA 2: DEFINA O ALINHAMENTO
Há quem goste de quadros intercalados na parede, um tanto assimétricos, como já citamos. Mesmo que você opte por essa diagramação, é importante que haja algum alinhamento entre os quadros. Você pode alinhar pelos eixo central, superior, inferior ou até mesmo pelos cantos.
Outra forma de alinhar pelo eixo inferior é você dispor os quadros em prateleiras ou até mesmo no chão. É uma opção fácil e versátil, visto que podem ser trocados, inclusive os tamanhos, sem prejuízo na composição.
DICA 3: PARÂMETROS DE MEDIDAS
É interessante que todos os moradores e visitas da casa tenham uma boa visibilidade dos quadros, por isso é sugerido que o eixo central (meio do quadro) esteja a uma altura de mais o menos 1,60m do chão. Quando há algum móvel na frente, sugere-se uma distância de 25cm entre eles. Isso vale tanto para sofás, aparadores, poltronas, bem como uma cabeceira de cama.
DICA 4: TESTE AS COMPOSIÇÕES
Diríamos que o teste é imprescindível, tanto para se ter noção da diagramação, quanto do espaçamento entre os quadros. Para este último não há regra: tudo dependerá do tamanho dos seus quadros e também de sua parede. Sugerimos duas formas para testar suas obras de arte na parede:
FOTOGRAFE
Monte seu mix de quadros no chão e fotografe. Ao colocar na parede, saberá exatamente a ordem de cada um e o espaçamento pré definido entre eles.
USE PAPEL PARDO
Recorte o tamanho exato de cada um deles e pendure na parede com uma fita crepe. Tome cuidado para que estejam limpinhos para não transferir a sujeira para a parede – tintas foscas são chatinhas para limpar.
Por fim, orgulhe-se da sua obra de arte! 🙂
Se você está buscando ideias para decorar a sua parede, dê uma olhadinha em nosso Pinterest e inspire-se!
Imagens: Pinterest; Top Quadros.
2 Comments
Peneirando no google encontrei uma das melhores dicas sobre como posicionar quadros! Estarei compartilhando o link da pagina com meus clientes, este conteúdo vai ajudar muito!
Fique à vontade para compartilhar. Ficamos contentes em ter ajudado. 🙂