Engana-se quem pensa que dividir espaços só se torna necessário em ambientes grandes. Em cômodos pequenos também podemos utilizar algumas táticas para ganhar o máximo de área útil possível, sem necessitar de paredes delimitando o espaço. Os donos de quitinetes que o digam, visto que os milímetros de espaço estão cada vez mais sendo muito bem aproveitados.
Separamos algumas ideias que cumprem essa função e podem inspirar seu projeto, desde estantes até bambus decorativos.
1 – ESTANTES
Seja para guardar livros, abrigar uma planta ou simplesmente apoiar objetos, as estantes são muito versáteis. Em série ou planejadas e numa infinidade de materiais, são várias as vantagens de usar uma estante para separar o ambiente.
2 – CAIXOTES PLÁSTICOS
O apartamento de 70m² de dois arquitetos conta com um único divisor de ambientes, composto por caixas plásticas. O tom vermelho dá o ar descontraído ao local.
3 – Divisores de ambientes
Uma alternativa tradicional, mas que não perde em nada se tratando de elegância, afinal, são mais estreitos e delicados comparados às opções listadas acima. Podem ser vendidos prontos, conforme os modelos abaixo (é possível escolher entre alguns tamanhos de largura e altura), ou mandar planejar conforme o tamanho e recorte desejado.
4 – CORDAS
Uma alternativa que se enquadra em estilos do rústico ao moderno, como podemos perceber pelas fotos a seguir.
5 – BAMBUS (OU MADEIRA NATURAL)
Trazem um ar leve ao ambiente (normalmente relacionamos à praia, frescor), contando sempre com as cores neutras da planta.
6 – PORTAS OU PAREDES DE VIDRO
A intenção, neste caso, é não esconder totalmente o ambiente. Apenas ganhar um pouco de privacidade com o vidro, por isso a utilização de portas transparentes.
Imagens: Casa Cláudia; ArchDaily; Fernanda Marques; Contemporist; Inusual; Casa & Jardim; DecorFacil; Espaço Casa; Pinterest