A escolha de diferentes acabamentos nos proporciona riqueza de detalhes e texturas na decor. Para o design de interiores de espaços residenciais e comerciais existem diferentes estilos com os quais podemos trabalhar em nossos ambientes, e, com a ajuda de alguns tecidos e acabamentos, podemos direcionar e destacar nossas escolhas e preferências, tornando o ambiente mais aconchegante e agradável. Conhecer a origem e as principais características dos tecidos é fundamental para fazer a escolha certa.  Já falamos um pouquinho aqui sobre os tecidos para sofás. 

Basicamente, podemos dividir os tecidos em duas grandes famílias: tecidos em fibras naturais e tecidos em fibras sintéticas. Tecidos em fibras naturais são aqueles feitos a partir de matérias-primas presentes na natureza. Dentre os mais conhecidos temos o algodão, a lã, o linho e a seda. São geralmente tecidos que possuem um maior valor agregado, mas que também demandam um maior cuidado em relação à lavagem e limpeza.

Tecidos em fibras sintéticas são tecidos cujas fibras são produzidas a partir de produtos químicos. Os tecidos sintéticos mais comuns são o poliéster, o elastano, o nylon, a lycra e a viscose. São mais duráveis e fáceis de cuidar, porém, acabam sendo menos sofisticados do que as fibras naturais. Entre as fibras naturais e sintéticas, não há melhores ou piores, e sim as mais adequadas, as que resistirão melhor ao uso em área externa ou interna.

 

Dentre os tecidos mais utilizados na decor, podemos destacar 6 grupos:

  • Brilhantes

Os fios desses tecidos apresentam um brilho natural e são geralmente mais delicados e elegantes. Os mais conhecidos e valorizados são a seda, o xantung e o voile. Ideais para colchas, poltronas pequenas e almofadas, evite usá-los para revestir elementos com uso muito frequente, como um sofá, por exemplo, pois eles não são muito resistentes ao atrito. A limpeza deve ser semanal, aspirando o pó e escovando. Nunca lave-os em casa.

  • Ratiers

Fazem parte desse grupo o algodão, o xadrez, o panamá e a lonita. Possuem um tramado de tear simples e plano e sua composição pode misturar diferentes materiais ou ser 100% de um mesmo material. Servem perfeitamente para forrar estofados e sua manutenção deve ser semanal. Passe aspirador de pó e escova e de vez em quando uma lavagem a seco é necessária.

  • Jacquards

Este grupo é composto pelo jacquard tradicional, o gobelim e os tecidos adamascados. A trama desse tipo de tecido é um entrelaçado complexo e que forma desenhos em alto e baixo-relevo, resultando em desenhos mais detalhados. Servem para forrar cabeceiras, usar como papel de parede e ainda como colchas de cama. Sua manutenção é semanal, deve-se aspirar o pó e de vez em quando uma lavagem a seco é necessária.

  • Veludos

Os tecidos desse grupo são feitos em tear próprio, com fios que podem ser naturais ou sintéticos, altos ou curtos. Fazem parte desse grupo o veludo tradicional, o cotelê e o flame. São considerados resistentes e bastante utilizados em estofados, cortinas e almofadas. Sua manutenção é semanal, com um aspirador de pó e um pano seco.

 

  • Supermacios

São feitos com fios de toque aveludado e considerados os tecidos mais confortáveis, por conta da sensação de maciez. São bastante resistentes e ideais para quem tem pets. Os tecidos mais conhecidos desse grupo são a camurça sintética, o chenile e o buclê. Indicados para estofados, cabeceiras e revestimento de paredes, é recomendada uma limpeza semanal com aspirador de pó e uma escova macia.

  • Especiais

Dependendo do lugar onde vamos colocar nosso mobiliário, precisamos optar por tecidos especiais, como é o caso das áreas externas, onde o tecido ficará exposto à chuva, poluição, chuveira, sol. Os tecidos desse grupo possuem fibras produzidas com tecnologias para resistir à desbotamento e intempéries. No entendo, até mesmo esses tecidos mais preparados requerem alguns cuidados especiais, é preciso retirar o excesso de poeira, limpar quando cair água e, se molhar, secar ao sol. São perfeitos para casas com piscina ou na praia, e também para almofadas e futons de jardim.

Consiga a decoração dos sonhos com os tecidos certos. Seja com padronagem floral ou motivo liso, com cores chamativas ou tons pasteis, para uma área interna ou externa – inspire-se e transforme seus ambientes em espaços confortáveis e estilosos.

 

 

Imagem: blacklapel.com

Write A Comment