Alguns arquitetos e designers de interiores diriam que o segredo de um bom projeto é saber dosar as texturas e acabamentos. Nem demais, para não sobrecarregar o ambiente, nem de menos, para que ele não se apague.

O mix de texturas e cores permite trabalhar diferentes superfícies que vão além do próprio móvel: mármores, porcelanatos, azulejos, paineis, papeis de parede e uma infinidade de ideias para diferenciar o projeto. O auxílio de um profissional irá garantir que a combinação fique agradável, mas isso não impede que você imprima a sua personalidade na decoração conforme o seu gosto particular. Separamos algumas sugestões de combinações para servirem de inspiração nos seus ambientes. 😉

 

MÁRMORE CLARO E MADEIRA

O mármore branco ganha destaque sobre tons escuros como o amadeirado. O contraste com o cobre das luminárias compõe de forma harmônica os ambientes.

Mármore Bianco Covelano da Portobello
Mármore Bianco Covelano da Portobello
Mármore brancoCIMENTO QUEIMADO E TIJOLO APARENTE

A perfeita combinação entre o estilo industrial com uma pontinha de rústico. O tijolo à vista quebra a monotonia de um ambiente uniforme com sua textura única, independente da tonalidade do tijolo.

Cimento queimado e tijolo
Projeto de @carolmiluzzi_arq
Cimento queimado e tijolo
Cimento queimado e tijolo à vista
MIX DE TECIDOS

Às vezes a mistura de tecidos já é suficiente para dar um detalhe diferenciado no ambiente, seja ele alegre ou mais sóbrio. Essa é uma combinação fácil de fazer e que pode ser trocada com mais frequência pois são peças menores, como almofadas, mantas, tapetes, abajures, cortinas, etc.

Open house Gabi Lorenzetti
Casa colorida
AlmofadasMADEIRA (LENHA) E TONALIDADES CLARAS

Além de ser muito útil no inverno, a lenha pode ser utilizada como elemento decorativo para quebrar a composição minimalista do ambiente, trazendo pontos de cores mais escuras, misturadas aos materiais já presentes no local.

Lenha na decoraçãoLenha na decoraçãoMÓVEIS

O mesmo mix de materiais vale para os móveis. Se o entorno for clean, é possível apostar em móveis mais trabalhados e arrojados, com mais de um material em sua composição. É o caso da Poltrona Serena, que possui suas costas em fibra de Rattan, com detalhes em couro nas almofadas. Quando bem utilizada, a mistura valoriza e diferencia o produto.

Poltrona Fixa Serena

Essas são apenas algumas combinações que acreditamos resultarem em ambientes bacanas e cheios de vida. Se você tem alguma sugestão de mix de texturas, conte pra nós nos comentários. 😉

 

Fonte:  PinterestHistórias de Casa; Portobello Blog; Terra; Style Hunter Collective; Inusual; Casa de Valentina; 4betterhome.

Write A Comment