A sala de jantar é, sem dúvidas, um ambiente de grande importância na casa, pois é nela que as pessoas se reunem para apreciar uma boa comida e momentos felizes junto com a família e amigos. Para que esse ambiente seja confortável e bem aproveitado, é primordial um bom planejamento do espaço. Convidamos a arquiteta Raquel Guarda para esclarecer os tamanhos ideais, ajudando você a escolher as cadeiras e a mesa de jantar certas para o seu ambiente.

Para começar, o ideal é avaliarmos a configuração do espaço: uma sala estreita pede uma mesa retangular, já espaços pequenos comportam bem mesas quadradas, que, caso necessário, podem até ter um os lados encostados na parede. Mesas redondas são bem versáteis, indo bem em pequenos e grandes espaços.

 

Medidas para mesa de jantar:

  • Mesa retangulartamanho mesa retangular - quantidade de cadeirastamanho mesa retangular - quantidade de cadeiras
    MESA redonda:
    tamanho mesa redonda - quantidade de cadeirastamanho mesa redonda - quantidade de cadeiras
    MESA QUADRADA:
    tamanho mesa quadrada - quantidade de cadeiras

    Antes de definir o tamanho da mesa de jantar é necessário pensar no espaço total disponível, e ainda levar em consideração o espaço para circulação ao redor da mesa e entre as cadeiras. O objetivo deve ser sempre criar um ambiente harmonioso e acolhedor. Isso influencia tanto na escolha do tamanho quanto do próprio formato da mesa.

    Para manter um bom espaço de circulação, você deve pensar em deixar 80 – 90cm da mesa até a parede ou móvel mais próximo. Caso você disponha de bastante espaço, pode pensar em uma distância de 1.20m. Lembrando que essas medidas devem ser consideradas a partir da própria mesa, uma vez que já incluem o espaço para as cadeiras.

    distancia mesa de jantar para a parede

    O espaço entre as cadeiras deve considerar o mínimo necessário para que cada pessoa se acomode confortavelmente: 60cm. Lembre-se disso na hora de escolher o tamanho da mesa de jantar e das cadeiras.

    distancia ideal cadeiras de jantar

    Outro detalhe importante é considerar as medidas ideais de altura. A mesa deve ter entre 70 e 75cm de altura, para acomodar qualquer pessoa confortavelmente. Já a cadeira precisa ter entre 45 a 50cm de altura.

    alturas ideas cadeiras de jantar

 

Se você procura móveis para compor sua sala de jantar, visite nossa loja virtual ou tire suas dúvidas pelo Whatsapp.

2 Comments

Write A Comment