Podemos perceber que a variedade dos materiais está cada vez mais ampla, permitindo que você escolha o que cabe melhor no seu bolso e no seu projeto dos sonhos! Porém, tudo pode ser posto a perder se na hora da limpeza ou manutenção o seu móvel se danifique pela escolha errada do produto.

Para começarmos, o importante é verificar no produto se existe alguma etiqueta ou manual que especifique quais os produtos corretos para limpeza do mesmo. Siga a orientação à risca pois produtos de limpeza podem ocasionar manchas e estragos, lhe trazendo prejuízo.

A laca é uma pintura realizada sob a matéria-prima, por isso é mais delicada e propensa a lascar ou riscar. Para o dia a dia, um pano seco e lustra móveis deixarão seu móvel limpo e bem apresentado. Para uma limpeza mais profunda, um pano umedecido em sabão neutro e água resolvem o problema. Evite deixar os móveis laqueados expostos diretamente ao sol para não sofrerem alterações na cor ou ressecamento da pintura. Evite também produtos à base de álcool e solventes.

Cristaleira Violeta - Frente em Laca
Cristaleira Violeta – Frente em Laca

Os móveis de madeira são mais resistentes comparados aos móveis feitos de outros materiais, porém a manutenção deles ainda inspira cuidados. O pó pode ser tirado diariamente com lustra móvel ou com uma flanela umedecida em água e em seguida com um pano seco.

Mesa de Centro Orla - Tecido e Madeira
Mesa de Centro Orla – Tecido e Madeira

Para madeira escura, a cada 15 dias, pode ser usado o óleo de peroba, que além de proteger, oferece um brilho lindo ao seu móvel. Evite álcool, tíner, água sanitária, produtos abrasivos e que o sol incida diretamente sobre a peça.

Aparador Bar Baia
Aparador Bar Baia – Madeira de demolição e vidro

Feitos de uma mistura de fibra de madeira prensada e resina, os móveis de MDF são muito utilizados por ser um material leve e versátil, permitindo pintura, encaixe, perfuração, etc. A manutenção dos móveis de MDF é simples, porém exige atenção. Para limpeza, um pano úmido seguido de uma flanela seca, pois o MDF quando molhado pode causar deformidades, assim como se expostos a calor. Jamais utilize esponjas duras ou materiais abrasivos.

Flanela
Após passar o pano úmido, use flanela seca

Seguindo essas dicas você manterá seus móveis com aparência de novos por muito tempo ☺ Lembre-se também de procurar as instruções do fabricante, pois algum móvel pode requerer um cuidado específico.

Write A Comment