É fato que trabalhar em casa exige disciplina nas tarefas, já que não temos a supervisão de ninguém, além de horários mais flexíveis. Mas um ambiente apropriado é o primeiro passo para o sucesso da produtividade do trabalho. Siga nossas dicas para planejar o cantinho do seu home office. 😉

1) Evite MÓVEIS OUSADOS

Mesas e estantes muito elaboradas podem não ser tão funcionais  e espaçosas quanto bonitas. O home office, por si só, já é um espaço reduzido se comparado ao escritório, e é nesse pequeno espaço que você precisará guardar documentos, pastas, material de escritório, etc. Especialistas sugerem que um ambiente visualmente cheio pode ser o próprio causador da distração e falta de concentração.

Home office2) EQUILIBRE AS CORES

Os neutros sempre caem bem em home offices. Branco, off white, cinza e preto são ótimos para ambientes que exigem serenidade e disciplina. Mas você pode apostar em pontos de cor para dar um up no ambiente e deixá-lo mais alegre. Papeis de parede também funcionam muito bem para contrapor o tom neutro e quebrar a monotonia.

Home office

3) ESCOLHA A CADEIRA CERTA

Adote medidas que previnam um futuro desconforto causado pela má postura. Escolher uma cadeira com o encosto que se adapte à curvatura da coluna e ajustá-la no ângulo certo são premissas básicas para um trabalho produtivo e sem dor. Se necessário, use apoios para os pés.

Home office4) AJUSTE O MONITOR

De acordo com a altura da sua cadeira, você vai regular a altura do seu monitor. Escolha um móvel que permita deixá-lo na altura certa, ou aposte nos suportes de monitor ou notebooks. A sua visão e seu pescoço irão agradecer.

Dica para reduzir o cansaço ocular: regrinha 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a cerca de 20 metros de distância e segure por 20 segundos.

Ergonomia no trabalho - assentoDemais dicas para ergonomia:

  • Mouse no mesmo nível do teclado
  • Ombros e quadris alinhados
  • Joelhos levemente abaixo do quadril
  • Pés apoiados no chão ou em um descanso
  • Descanso de braço na altura do cotovelo

5) PREFIRA AMBIENTES COM LUZ NATURAL

A  luz natural é uma ótima contribuinte para a iluminação do ambiente, além de nos deixar mais acordados. Sem contar que a ventilação de uma janela ajudará a renovar o ar e deixar você mais desperto. Se o sol, em determinado momento do dia, incidir na tela do seu monitor, providencie persianas para bloquear a claridade.

home office6) INVISTA EM UMA LUMINÁRIA

Apesar de a luz natural ser uma boa aliada, uma luminária focada no seu espaço vai cansar menos os seus olhos. É possível que ela forneça mais brilho do que a iluminação de teto/parede.

home office

7) RESERVE UM ESPAÇO PARA O CONFORTO

Quer esticar as pernas sem precisar sair do ambiente de trabalho? Um puff ou uma poltrona podem acompanhar a decoração e servir confortavelmente para a hora do break. Afinal, fazer uma pausa na sua cama ou sofá pode não ser uma boa ideia se você precisa se recompor em seguida.

Home office

Independente do móvel que você usar, o mais importante de tudo é estar em um ambiente o qual você se sinta bem e produtivo. Conte com a gente para ajudá-lo na escolha dos complementos para o seu home office!

 

Imagens: Pinterest.

Write A Comment