Vencedor de diversos prêmios, inclusive um iF Product Design Awards, Gustavo se tornou um dos grandes ícones do mercado brasileiro quando o assunto é inovação sustentável. Formado em Design de Produto pela Universidade Tuiuti, do Paraná, e com especialização em Eco Design pela UNINDUS, a busca pelo inusitado e surpreendente fazem parte do dia a dia do designer.

Entre diversas criações, uma de suas peças mais famosas é a fruteira Centopéia. Além de permitir a montagem em diversos formatos, o produto ainda valoriza as frutas e é confeccionada a partir de fibras naturais de cana-de-açúcar, coco ou madeira.

Fruteiras Centopeias

Os ímãs nas extremidades permitem fechá-la em um círculo com 42cm de diâmetro. Se for esticada, pode chegar a 67cm de comprimento. São diversas as configurações que podem ser feitas mudando seu formato. Há, inclusive, quem una duas fruteiras em uma só!

Fruteira Centopeia Fibra de Coco

Diversas configurações da Fruteira Centopéia
Diversas configurações da Fruteira Centopéia

 

A séria “cartas” também ganha destaque no portfólio de Gustavo. Com uma proposta diferenciada, os bancos da série são uma brincadeira criativa baseada em construir/desconstruir e revelando o que pode estar por trás das coisas comuns do dia a dia.

Banco Cartas - Às de Espadas
Banco Cartas – Às de Espadas
Banco Cartas - Às de Espadas invertido
Banco Cartas – Às de Espadas invertido
Banco Cartas - Rei de Paus
Banco Cartas – Rei de Paus

 

Prêmios
  • Salão de Design da Casa Brasil 2011, Bento Gonçalves – 2011
  • iF Product Design Awards, Hannover/Alemanha – 2009
  • House & Gift de Design, São Paulo/Brasil – 2008
  • Museu da Casa Brasileira, São Paulo/Brasil – 2005

 

Um olho no design, outro no meio ambiente

O meio ambiente é uma preocupação constante nos produtos desenvolvidos pela Desfiacoco. Cada material e cada processo é escolhido pelo estúdio de acordo com os princípios do eco design: o impacto ambiental dos materiais, eficiência energética, otimizar a logística, qualidade, durabilidade e possibilidade de reutilização e reciclagem.

A escolha de seguir esses preceitos envolve a busca constante por novas matérias primas e técnicas. Essa busca, paralela àquela por surpreender e inovar, mantém o estúdio vivo, em movimento e em sintonia com o mundo.

 

Ter uma peça pensada e desenvolvida levando em consideração esse propósito é levar inovação sustentável e ideias ousadas na sua casa. Quer saber mais detalhes sobre o trabalho e os produtos do designer Gustavo Engelhardt? Clique aqui!

Write A Comment