É muito comum dedicarmos um cuidado impecável na hora de compor cada cantinho da casa, mas existem alguns espaços que se transformam em um grande dilema quando o assunto é decorar. Um exemplo claro é o corredor, que na maioria das vezes, acaba esquecido restringindo-se apenas a ser um local de passagem. Pedimos para o Habitissimo dar algumas dicas para você que se identifica com essa situação, podendo tornar seu corredor um cômodo proveitoso.

 

1 – A ILUMINAÇÃO É PODEROSA

corredor iluminado
Imagem: Patrícia Wheeler

Quando falta inspiração ou o seu estilo decorativo segue a linha mais clean e minimalista, investir na decoração através da iluminação pode ser uma boa ideia para os corredores estreitos. Com elas é possível iluminar o ambiente e criar bonitos efeitos de luz e sombras que destaquem a área de passagem. A iluminação pode ser aplicada através de sancas no gesso, formando detalhes diferenciados assim como vemos no exemplo, ou através de apliques e luminárias com estilo.

 

2 – COLORINDO COM PINTURA…

Parede azul marinho - Corredor
Imagem: Casa Vogue

A pintura é uma ótima opção para quem gosta de ambientes coloridos e adora uma decoração com estilo mais despojado e moderno. Ela pode ser aplicada em todas as paredes que formam o corredor ou somente em uma principal e, para potencializar o efeito decorativo, podemos utilizar complementos como quadros e iluminação para destacar o área de passagem.

 

3 –  … OU ESTAMPANDO com papel de PAREDE

Papel de parede - Corredor
Imagem: Casa Vogue

Se você sempre teve vontade de aplicar um papel de parede na sua causa mas tinha medo de ousar muito, ou de destoar da decoração já existente no cômodo, aproveite para aplicá-lo em seu corredor. Com eles é possível aportar um toque de charme diferenciado através de estampas, padrões e cores que irão decorar por si só o corredor. Assim como a pintura, o papel de parede é um recurso econômico e prático e pode ser aplicado até mesmo nos menores espaços.

 

4 – SUBSTITUA UMA PAREDE

Parede Corredor
Imagem: Casa Cláudia

Uma maneira de suavizar a sensação de aperto em um corredor muito estreito é substituído uma de suas paredes. Quando a estrutura e o layout do imóvel permitem é possível retirar uma parede e no lugar dela utilizar um elemento vazado ou uma estante que atenda tanto o corredor quanto o ambiente anexo. Dessa forma o corredor passa a receber uma melhor iluminação e a integração visual com o cômodo ao lado aportará uma maior sensação de amplitude para a área de passagem.

 

5 – Falta espaço para armazenagem?

Corredor com estante de livros
Imagem: Zona Komforta

Uma boa maneira de acondicionar e decorar um corredor, quando contamos com alguns metros a mais, é equipa-lo com espaço que servirá tanto para armazenagem como para itens decorativos. Os armários, feitos sob medida para preencher a área do corredor, não precisam ser muito profundos e podem ser o local ideal para armazenar roupa de cama, toalhas, guardanapos ou qualquer outro item de uso comum da casa. Da mesma forma as prateleiras se apresentam como um recurso versátil e ficam muito bem até mesmo em corredores mais estreitos.

 

6 – ESPELHOS: ÚTEIS E DECORATIVOS

Espelhos no corredor
Imagem: Casa & Jardim

Que os espelhos são milagrosos e são ótimos aliados na hora de solucionar espaços reduzidos nós já sabemos, por isso eles também se tornam ótimas alternativas para compor a decoração de um corredor estreito. Uma ideia interessante seria utilizar o recurso dos espelhos combinado com o de armazenagem, que apresentamos no tópico anterior, e criar um closet com portas de correr com painéis espelhados. Uma maneira muito inteligente de unir o útil ao agradável.

 

7 – QUADROS E ESCULTURAS

Escultura de parede - corredor
Escultura de Parede Belle. Imagem: Loja Inusual

Escultura de parede - corredor
Escultura de Parede Florence. Imagem: Loja Inusual

Aproveite a área do corredor para decorar com seu estilo preferido e elementos que te agradem. Pendure quadros nas paredes, painéis de fotografias de família, amigos ou viagens, utilize vasos de plantas, um revestimento diferenciado e peças de destaque que imprimam sua personalidade. Afinal de contas, o corredor é uma área de passagem mas deve transmitir uma sensação gostosa e agradável para quem caminha por ele.





8 – QUE TAL UMA ÁREA PARA LEITURA?

Corredor com banquinhos
Imagem: Museum Design

Se você é do time das pessoas que gostam de aproveitar cada cantinho da casa de maneira funcional, essa ideia pode te agradar. Trata-se de criar uma área de leitura ou descanso acompanhando uma das paredes do corredor. Os bancos feitos sob medida ainda podem ser equipados com espaço para armazenagem, do tipo baú, e ser decorados com confortáveis e coloridos futtons. Quem resiste a um cantinho como esse?

2 Comments

Write A Comment