Vai decorar ou redecorar sua casa ou seu apartamento? A escolha de cortinas para sala é um ponto importante que merece sua atenção.

 

A sala é um dos principais cômodos da casa ou do apartamento. Isso porque é, na maioria dos casos, o local de descanso e de convívio entre os moradores. Desse modo, é preciso estar atento à decoração do ambiente, que precisa, além de valorizar a estética, ser funcional e priorizar o conforto. Para que você saiba por onde começar, hoje irá aprender como escolher cortinas e persianas para sala.

Para isso, esse artigo irá lhe mostrar os principais modelos de cortina, bem como dicas para escolher o ideal para sua sala. Além disso, você irá aprender como combinar esses itens com outros objetos de decoração, como os tapetes.

 

Modelos de cortinas

As cortinas para sala estão disponíveis em infinitos modelos, cores e tamanhos. Nesse tópico você irá conhecer os principais tipos e poderá conferir quais são os mais indicados para a decoração de seu imóvel.

 

Cortina de voil

As cortinas para sala no modelo voil são bastante comuns nas casas e nos apartamentos brasileiros. O voil consiste, de forma geral, em uma mistura de vários tecidos – com destaque para o poliéster -, que traz um aspecto transparente.

Esse modelo é indicado tanto para salas de estar quanto para salas de jantar, pois permite a entrada da luz solar. Apesar de ser considerado um tipo, o voil pode, também, ser um dos constituintes de um modelo mais complexo, que pode ter a camada externa composta de voil, uma camada intermediária e, por fim, uma camada de blackout.

Um dos principais benefícios das cortinas de voil são as inúmeras possibilidades de criação de visuais, que prezam tanto pela estética do ambiente quanto pelo conforto, já que permite que os moradores usufruam das vantagens da luz solar.

Cortina de Voil

 

PERSIANA rolô

A cortina rolô, por sua vez, é ideal para moradores que desejam barrar parte da entrada da luz solar, ao mesmo tempo em que almejam mais privacidade.

Esse modelo de persianas para sala pode ser fabricado em diferentes materiais e, por isso, se adequa facilmente a diversos estilos decorativos. Você pode, por exemplo, utilizar uma persiana rolô produzida em um tecido leve em cores neutras em uma sala que segue a tendência decorativa escandinava.

Por outro lado, é possível optar por peças em tons mais escuros e em tecidos mais grossos, que podem combinar – e muito – com decorações rústicas ou até mesmo do estilo industrial.

Se você deseja uma peça duradoura e de qualidade, pode investir na persiana rolô. Isso porque, ao contrário de outros modelos de persiana, essas peças possuem mecanismos de acionamento simples e leves.

 

Cortina blackout

A cortina blackout, também chamada de persiana blecaute, é a principal indicação para salas de TV. Isso porque elas são capazes de bloquear totalmente a entrada de luz solar, o que garante mais conforto para quem deseja se dedicar aos filmes ou às séries televisivas.

Por ser uma excelente bloqueadora de raios solares, garante, também, mais privacidade aos moradores, já que é fabricada em um tecido grosso. Para que os resultados sejam efetivos, contudo, é necessário que as cortinas para sala do modelo blackout sejam instaladas em toda a extensão da janela.

Apesar de o material da persiana blecaute ser mais grosso e mais resistente à entrada de luminosidade, isso não significa que as cortinas precisam ser de tons escuros, como o preto. Na verdade, o blecaute pode ser de tons neutros e claros, como o branco e o bege, pois o que interfere na entrada de luz solar é a espessura do material, não sua cor.

 

PERSIANA romana

As persianas para sala do modelo romano são elegantes e sofisticadas e, por isso, são recomendadas para cômodos que seguem tendências decorativas clássicas. Essa alternativa alia a praticidade de uma persiana com a beleza de uma cortina de tecido.

As persianas romanas podem ser acionadas tanto automática – como por meio de um controle remoto, por exemplo – quanto manualmente. Outra característica desse modelo é que você pode adicionar uma camada de blackout para ter mais privacidade e menos luminosidade em seu cômodo.

As cores das cortinas para sala do modelo romano variam de acordo com o estilo decorativo do espaço, mas, na maioria das vezes, os projetos de design de interiores optam por tons neutros e claros. 

 

PERSIANA duofold

As persianas duofold são consideradas contemporâneas e podem ser fechadas tanto para baixo quanto para cima. Por sua característica moderna, é indicada para ambientes que seguem tendências decorativas atuais, como a decoração escandinava e a decoração minimalista.

O modelo duofold é indicado para janelas que possuem vista panorâmica e que, por isso, o morador precisa prezar por sua privacidade, sem se esquecer da importância da luz solar para a saúde e para a decoração do cômodo.

Na maioria dos casos, as persianas duofold são instaladas em salas, em quartos e, também, em escritórios.

 

Dicas para escolher cortinas E PERSIANAS para sala

Como você pôde perceber, os modelos de cortinas para sala são inúmeros e, por isso, a tarefa de escolher o tipo ideal para seu cômodo pode não ser tão simples. Contudo, para te ajudar nessa atividade, que tal conferir algumas dicas?!

 

Defina um objetivo para a cortina OU PERSIANA

Antes de escolher um modelo para sala, você deve definir qual será o objetivo estético e funcional da peça no cômodo. Nesse momento, é necessário se questionar: a cortina deve impedir a entrada de luminosidade? Ou garantir a privacidade? Ou a intenção é somente decorar?

O direcionamento do objetivo é o primeiro passo da tarefa de escolher o modelo ideal, uma vez que irá determinar suas decisões futuras. Se a missão da cortina é, por exemplo, impedir a entrada da luz solar, você deve preferir modelos fabricados em tecidos mais espessos, como a persiana blecaute.

Persianas - como usar

 

Avalie bem o(s) tecido(s) da peça

A decoração de um cômodo pode ser mudada com a frequência desejada pelo morador. Por isso, se você prefere realizar mudanças de tempos em tempos, deve se atentar a essa dica: tecidos leves e menos espessos são versáteis e, por isso, combinam com vários estilos decorativos.

 

O poder das cores neutras

Por outro lado, se seu imóvel já está decorado e você pretende mudar apenas as cortinas para sala, o ideal é preferir peças confeccionadas com tecidos de cores neutras. Isso porque esses tons se adaptam bem a diversos ambientes e vários estilos decorativos, o que facilita a tarefa de redecorar o cômodo.

Nesse sentido, prefira tecidos em cores claras, como o branco, o bege e até mesmo o off white, que não irão entrar em conflito com os demais itens do ambiente.

 

A altura ideal de cortinas para sala

A altura de cortinas para sala é um ponto de dúvida para muitas pessoas. A peça deve ir do teto até o chão? Ou o ideal é que cubra apenas a janela? A verdade é que a resposta para essas perguntas depende de cada situação.

No caso de salas que possuem mais de 30 centímetros de diferença entre a janela e o teto, por exemplo, prefira modelos que ocupem toda a extensão da parede. 

 

Combine as cortinas com outros itens

As cortinas para sala são essenciais para uma boa decoração, mas não são os únicos itens que devem ser utilizados nessa tarefa. Para que o ambiente fique confortável, agradável esteticamente e, também, funcional, é necessário investir em outros objetos decorativos.

Os tapetes, por exemplo, são responsáveis por conferir a personalidade dos moradores à decoração. Isso porque estão disponíveis em diversos modelos e formatos, que podem se enquadrar em todos os estilos decorativos.

Para as salas, o ideal é preferir tapetes que não acumulem pó ou sujeira, pois o cômodo, possivelmente, conta com uma alta circulação de pessoas. As cores devem ser escolhidas de acordo com a tendência decorativa do cômodo e, para isso, é necessário considerar os demais itens.

Cortinas e persianas - como escolher

Outro elemento importante para a decoração de salas são os espelhos, que, muitas vezes, são preteridos pelos moradores. Além de serem excelentes aliados para conferir a sensação de amplitude ao cômodo – o que é essencial em ambientes com áreas modestas -, são peças elegantes e, ao mesmo tempo, modernas.

Os espelhos, assim como os tapetes, estão disponíveis em diversos formatos e tamanhos e as escolhas dependem não somente da decoração do cômodo, mas também do objetivo do morador.

Caso o objetivo seja passar a sensação de amplitude, a indicação é investir em modelos grandes, que ocupem boa parte ou toda a parede. Enquanto isso, se o foco é a decoração do cômodo, é possível preferir modelos menores.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de aproveitar os espaços das paredes. A decoração vertical pode contar com a instalação de nichos, de prateleiras e até mesmo de esculturas de parede.

 

Quem somos nós

Parceiros da Loja Inusual, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, para quem o entrega e para quem o administra. 

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!

 

 

Imagens: Pinterest

Write A Comment