A beleza da cozinha não está apenas inserida nos móveis ou revestimentos. Hoje em dia a tão desejada bancada está se tornando um item quase indispensável nestes ambientes. As bancadas não são apenas estilosas e bonitas. São sinônimo de praticidade.

O assunto é interessante e, por isso, nós pedimos que o Habitissimo listasse oito ideias de como fazer uma bancada de cozinha de maneira descomplicada. Você vai notar que alguns fatores podem ser determinantes, como: orçamento, tamanho, modelo, tipo e estrutura da casa.

 

ÁREA DE REFEIÇÕES

Imagem: minhacasa.abril

Ao optar por utilizar a bancada como apoio e mesa para refeições é importante que a altura seja condizente. Este detalhe é relevante, já que bancadas são mais altas que mesas de jantar. Se você notar, neste exemplo da foto, a peça tem dois níveis, o que proporciona esta multifuncionalidade. Perfeita para refeições rápidas.

 

MINIMALISMO

Bancada da cozinha minimalista
Imagem: minhacasa.abril

Com muita criatividade as bancadas foram se adaptando aos mais diferentes espaços, mesmo que com poucos metros quadrados. Pensar que elas são um privilégio de poucos, é errado. Esta ideia minimalista prova que a simplicidade pode criar um ambiente bastante funcional. Este modelo é em MDF, um material de preço acessível, e pode ser usado para refeições. Basta colocar pequenas cadeiras ou banquinhos.

 

RETRÁTIL

Imagem: minhacasa.abril

Diante de tantas opções para complementar a decoração da cozinha, a retrátil se encaixa perfeitamente em espaços reduzidos. Analisar o local e estudar qual a forma mais inteligente de montar uma cozinha é o segredo de um bom resultado. A bancada pode ser estreita e ganhar mais superfície com um anexo que pode ser recolhido, quando não estiver em uso.

 

BANCADA MÓVEL

Apartamento.33 | Studio Boscardin.Corsi. 2015.
Imagem: @apartamento.33

Móveis que podem ser deslocados de acordo com a necessidade também são soluções bem engenhosas. A bancada móvel é uma maneira versátil e inteligente de produzir uma cozinha moderna e funcional. As dispensáveis paredes que dividem ambientes dão lugar a uma bancada, ou ilha, que pode ser movimentada, ou colocada de canto para aumentar a circulação.

 

EM FORMA DE ILHA

Imagem: casaclaudia.abril

A bancada, localizada na área central da cozinha, também é chamada de ilha. A diferença está somente na posição que ocupa. Mas ela também acaba tendo uma outra função, além de apoio. A de dividir ambientes e, ao mesmo tempo, criar uma ligação que permite que as pessoas possam se socializar enquanto cozinham. A ilha produz um visual muito moderno, mas é preciso que a cozinha tenha uma área maior, ou seja, mais espaço. Costumeiramente, as ilhas servem para a colocação do cooktop, mas isto é opcional.

 

MESA DE JANTAR

Bancada mesa de jantar
Imagem: pinterest.br

O conceito aberto está em alta. Ele amplia o ambiente e permite mais entrada de luz. E é em projetos assim que uma bancada, usada como mesa de jantar, fica muito bem inserida. Veja que, neste exemplo, a otimização da área e a integração dos dois ambientes, fazem com que haja um ganho, considerável, de espaço. O que desmistifica a ideia de que é preciso ter uma grande cozinha para instalar uma bancada como mesa de jantar.

 

CRIE SUA BANCADA

Bancada de cozinha
Imagem: minhacasa.abril

Para quem tem habilidades para colocar a “mão na massa” a dica é fazer uma bancada que se adeque ao espaço. Marceneiros também podem fabricar peças simples e elegantes, como esta da foto. Uma singela bancada de madeira pode compor uma decoração fabulosa e ainda oferecer a praticidade necessária que este cômodo da casa exige tanto.

Viu só como não é complicado ter uma bancada? O que achou de nossas dicas?

Write A Comment