Existem diversas maneiras de instalar um ar condicionado em casa sem prejudicar a decoração. Muitas pessoas acabam desistindo de adquirir o aparelho por medo de não conseguir harmonizá-lo com o ambiente. A redação da ArFree nos ajudou a falar sobre os benefícios de ter um ar condicionado em casa, além de 5 maneiras de incluí-lo na decoração. Vamos lá?

 

Por que instalar ar condicionado em casa?

Apesar de estar presente em boa parte das casa brasileiras, o ar condicionado ainda é alvo de dúvidas e questionamentos. Algumas pessoas consideram um investimento alto, mas além de conforto térmico e praticidade, o aparelho pode proporcionar outros benefícios para quem estiver no ambiente.
Uma das vantagens que o ar condicionado em casa pode trazer é a qualidade do ar. Além de ajustar a temperatura do local, o aparelho entrega um ar purificado. O ar condicionado tem a capacidade de filtrar alguns vírus e bactérias presentes no ambiente, possibilitando que você tenha um ambiente mais limpo.
Neste post nos aprofundamos mais no assunto, falando também sobre atitudes que prejudicam a qualidade do ar.

Conhecendo seu aparelho: Veja quais são os principais tipos de ar condicionado

 

 

 

Ar condicionado e decoração: é possível harmonizar?

Algumas pessoas optam por não investir em um ar condicionado em casa por medo de prejudicar a decoração do ambiente. Vamos mostrar como o aparelho e o estilo da sua casa podem sim estar em harmonia, mantendo um ambiente mais limpo e bem decorado.

Vale ressaltar que esconder o ar condicionado não é algo indicado, pois pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Por outro lado, é possível disfarçá-lo ou mesmo fazer com que ele combine com os demais itens de decoração.

Ar condicionado de parede
Um dos modelos mais utilizados em casa é ar condicionado split. Por isso é importante que ele converse com o que estiver por perto, neste caso a decoração da parede. Usar e abusar de quadros é uma ótima opção. Uma maneira de combiná-los é escolher molduras na mesma cor que o ar condicionado de parede.
Usar cores chamativas nas paredes, ou papéis de parede com desenhos irão dar mais destaque ao aparelho. Se esta não for sua intenção, opte por algo neutro na parede onde o ar condicionado split estiver instalado.

Ar condicionado em meio à quadros na parede
Ar condicionado em meio à quadros na parede

 

 Combinando as cores

Nada mais justo do que falarmos sobre as cores do ambiente e do ar condicionado. Se o seu aparelho for branco, é interessante investir em alguns móveis e detalhes da mesma cor, assim o ar condicionado e decoração estarão em harmonia. Também é possível fazer o oposto. Escolher a cor do ar condicionado de acordo com o que você deseja no ambiente. Apesar de não termos tantas opções de cores do aparelho no mercado, ainda podemos encontrar modelos com design diferenciado e que certamente irão trazer outra cara para o local.

Ar condicionado em tons parecidos ao da sala escura

 

Adesivagem

Outra maneira de combinar a cor do ar condicionado em casa é mudando-a. Existem adesivos próprios para isso, com cores diferenciadas e até mesmo estampas. Vale lembrar que o adesivo não pode cobrir as saídas de ar ou comprometer qualquer função do ar condicionado de parede ou qualquer outro modelo.

 

Passando despercebido

Esconder o ar condicionado atrás de móveis ou objetos de decoração pode danificá-lo, mas isso não significa que não podemos posicionar o aparelho de modo que ele passe despercebido. Se for possível escolher o local no qual ele será instalado, optar pela mesma parede da porta de entrada do cômodo é uma ótima opção. Quem entrar no ambiente não irá perceber o aparelho logo de cara, causando uma melhor impressão na decoração.

Ar condicionado na parede branca
Ar condicionado na mesma cor da parede

 

 Incluindo na arquitetura

Esta é outra maneira de fazer com que o ar condicionado e decoração estejam em harmonia. Se você está no meio de um projeto, é possível pedir para que o profissional responsável por ele encontre um bom local para o ar condicionado. Vigas são ótimas nesse caso, pois conseguem manter a livre circulação de ar que o aparelho precisa e ainda disfarçá-lo.
Existem inúmeras maneiras de melhorar a qualidade do ar sem prejudicar a decoração do ambiente. Solte a criatividade, brinque com cores e objetos de decoração. Assim o ar condicionado em casa será disfarçado, enquanto você e sua família podem desfrutar de um ar mais limpo e purificado.

Posicionamento do ar condicionado em pé direito alto
Posicionamento do ar condicionado em pé direito alto




Gostou das nossas dicas? Para mais conteúdos continue acompanhando o blog  😉

Imagens: casacor; decoratualma.

Write A Comment