A tradição milenar japonesa é sábia, e um de seus inúmeros legados é o método japonês para tratamento de madeiras. A técnica resulta na chamada madeira carbonizada, de aspecto escuro e natural, ressaltando a beleza própria da natureza. Esse acabamento tem ganho cada vez mais notoriedade em projetos residenciais e objetos de design, por sua aparência singular e também pela resistência do material.

Casa com madeira feita através da técnica yakisugi
Casa de madeira feita através da técnica Yakisugi
Ambiente revela madeira com a técnica Shou Sugi Ban
Ambiente revela o resultado na madeira

A técnica Yakisugi, ou Shou Sugi Ban, consiste em queimar a superfície da madeira com o intuito de tratá-la, protegendo do ataque de insetos, de incêndios e da umidade. Para se ter uma ideia, de acordo com a literatura, a madeira tratada com esta técnica dura de 80 a 100 anos sem manutenção. É um método que exige paciência e dedicação, porém entrega um produto mais resistente e também elegante por conter um aspecto natural, onde as imperfeições da natureza são ainda mais valorizadas.

Processo de carbonização
Processo de carbonização

Assista na prática como é feito o passo a passo:

Embora a Yakisugi tenha sido desenvolvida no Japão há centenas de anos, ela só voltou com força ao ocidente em meados dos anos 2000. Foi quando ganhou destaque pelos arquitetos e designers norte-americanos, que a utilizavam em muitos projetos arquitetônicos, principalmente em exteriores, pela resistência da madeira, em substituição ao cedro original. Também ganhou notoriedade por se tratar de um método ecológico, que preserva as madeiras atuais por um período longo, evitando novos cortes de árvores.

Conheça Marco Antônio Zamboni, o designer que se dedica à produção de objetos que envolvem essa técnica e resultam em um belo trabalho.

Bandeja oriental Yakiocha
Bandeja oriental Yakiocha

Imagens: Pinterest; Inusual.

Write A Comment